A ex-primeira-dama do governo Nejmi Aziz foi presa pela Polícia Federal (PF) no Amazonas, durante a Operação Vertex, uma nova fase da Operação Maus Caminhos, que investiga a prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e pertinência a organização criminosa.
Ela foi detida na manhã dessa sexta-feira (19) em sua residência, no condomínio Ephigênio Sales e encaminhada à Superintendência da PF, no Dom Pedro.
Entre os alvos da operação está o governador e atual senador, Omar Aziz, marido de Nejmi Aziz.
Ao todo estão sendo cumpridos 09 mandados de prisão temporária, 15 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de bloqueios de contas de pessoas físicas e jurídicas (aproximadamente 92,5 milhões de reais), 07 mandados de sequestro de bens móveis e imóveis, expedidos pela Justiça Federal.
A investigação foi desmembrada pelo Supremo Tribunal Federal – STF, da Operação Maus Caminhos , em razão dos indícios detectados de recebimentos de vantagens indevidas do ex-governador, que por exercer o cargo de senador, poderia ter direito a foro privilegiado no STF.
O nome da Operação policial é sinônimo da palavra vértice e significa o ponto mais alto, o ápice, correspondendo ao alcance da investigação, que reuniu indícios robustos da prática de crimes pelo governador à época da criação da organização criminosa formada em torno do Instituto Novos Caminhos.
A operação foi executada pela Polícia Federal nos Estados do Amazonas, Brasília e São Paulo.
Leia mais:
Polícia Federal deflagra operação onde Nejimi Aziz e Lino Chíxaro seriam alvos





