Você já ouviu falar sobre a vitamina D? Hoje em dia, apesar de este assunto estar em alta, muitas pessoas sequer sabem que ela, na verdade, não é uma vitamina, mas sim um esteroide. Por isso, ela é tão importante para a manutenção da vida.

O que é preciso fazer para ter um nível ideal da vitamina D?

Ela é tão essencial que se desenvolve ao ficarmos expostos aos raios ultravioletas. Portanto, para manter a saúde do corpo, dez minutos diários de exposição ao sol – antes das 10h ou após as 16h – , já é suficiente.

A alimentação também é uma aliada para manter os níveis da vitamina D equilibrados. Ela pode ser encontrada em: peixes de água salgada, como sardinha e salmão, carne, leite, ovos, manteiga, castanhas e nozes, feijão, couve e espinafre.

Benefícios da Vitamina D

Seus principais benefícios são:

  • Regular a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo;
  • Manter o cérebro funcionando;
  • Fortificar ossos, dentes e músculos;
  • Para as mulheres, ela é fundamental na prevenção da osteoporose;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Ajuda a prevenir diabetes;
  • Previne doenças cardíacas;
  • Ajuda na proteção contra o câncer;
  • Pode ajudar na regulação hormonal e na regulação do humor;
  • Auxilia na melhora de concentração, aprendizado e memória.

Quais sintomas apontam que minha vitamina D está abaixo do indicado?

Seu organismo te dará alguns sinais caso os ní­veis de vitamina D estejam baixos. São eles:

  • Fraqueza muscular;
  • Infecções recorrentes;
  • Espasmos musculares;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Doença renal crônica;
  • Doença periodontal;
  • Diabetes;
  • Psoríase;
  • Esquizofrenia e depressão;
  • Artrite reumatoide;

Quando é indicada a reposição?

A reposição dessa vitamina, quando necessária, é feita de forma oral (gotas ou comprimidos) diária ou semanalmente. Em alguns casos, também pode ser feita mensalmente de forma injetável.

Contudo, o diagnóstico e a reposição devem ser feitos apenas com acompanhamento de um especialista. Isso porque, em excesso, ela aumenta a concentração de cálcio no sangue, o que favorece a formação de cálculos renais. Os sintomas mais comuns de intoxicação pela vitamina D são náuseas, sede, fraqueza, nervosismo, aumento da pressão arterial e vontade de urinar.

Portanto, dedique dez minutinhos do seu dia para tomar sol (com uso de filtro solar, é claro!) para garantir a vitamina D necessária para seu corpo.