Manaus | 11 de agosto de 2026 | 03:35:14

Pré-candidato à Presidência da Colômbia, Miguel Uribe é baleado na cabeça durante evento em Bogotá

A Colômbia amanheceu em choque neste fim de semana após um violento atentado contra o senador Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, considerado um dos principais nomes da oposição ao atual governo e pré-candidato à presidência nas eleições de 2026.

O ataque aconteceu no sábado (7), durante um evento político no bairro Fontibón, em Bogotá. Enquanto discursava para apoiadores, Uribe foi atingido por pelo menos três disparos, sendo dois na cabeça e um na perna. A cena causou pânico no local, e o parlamentar foi imediatamente socorrido.

As autoridades confirmaram que o autor dos disparos é um adolescente de 14 anos, que portava uma pistola tipo Glock calibre 9 milímetros. Ele foi detido após ser baleado durante a troca de tiros com os seguranças do senador.

Uribe foi levado ao Centro Médico de Engativá e, em seguida, transferido para a Fundação Santa Fe. Ele passou por uma cirurgia de alta complexidade envolvendo vasos cerebrais e áreas neurológicas. Segundo boletim médico, o procedimento foi bem-sucedido, mas o estado de saúde do senador ainda é crítico e inspira cuidados intensivos.

O atentado provocou forte comoção nacional e internacional. O presidente Gustavo Petro repudiou a violência e determinou reforço imediato na segurança dos pré-candidatos. O governo também ofereceu uma recompensa milionária por informações sobre possíveis mandantes do crime.

Filho da jornalista Diana Turbay morta em 1991 durante um sequestro atribuído ao cartel de Pablo Escobar e neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala, Miguel Uribe é uma figura influente no cenário político colombiano, conhecido por seu posicionamento firme contra o narcotráfico e grupos armados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens