Muitas funções do corpo dependem da água para funcionarem corretamente

Você provavelmente sabe que beber água é bom para a saúde, mas você sabe por quê? Muitas funções do corpo dependem dela para funcionar corretamente. Precisamos de água, por exemplo, para digerir alimentos, absorver nutrientes, regular a temperatura do corpo e eliminar toxinas. Consumir com mais frequência tem muitos benefícios, como prevenir doenças e melhorar o desempenho físico e mental.

Conheça alguns benefícios de beber água

Ajuda a perder peso – embora beber muita água por si só não emagreça, o líquido provoca saciedade e pode fazer com que você coma menos.

Melhora a pele – a água melhora a elasticidade e a hidratação da pele, dando uma aparência mais saudável e jovem.

Estimula o cérebro – a água é essencial para o bom funcionamento do cérebro. Mesmo uma desidratação leve pode prejudicar a concentração, o raciocínio e a memória.

Melhora do desempenho físico – a água funciona como combustível para os músculos e células, aumentando a disposição e o desempenho nos exercícios.

Auxilia na digestão – o líquido ajuda a absorver os nutrientes dos alimentos que consumimos, regula o intestino e previne a prisão de ventre.

Mantém os rins saudáveis – tomar bastante água é muito importante para que os rins funcionem corretamente. O hábito também ajuda na prevenção de pedras nos rins.

Combate doenças – a ingestão de água pode ajudar a reduzir congestões, auxiliando na prevenção de gripes e resfriados.

Evita a desidratação – não beber água em quantidade adequada pode levar à desidratação, uma condição potencialmente grave cujos sintomas incluem boca seca, dor de cabeça, cansaço e tontura.

Quanta água devo tomar por dia?

Você já deve ter ouvido falar que é necessário beber oito copos de água por dia. Mas o fato é que não existe uma fórmula única que serve para todos. A quantidade diária de líquidos que uma pessoa precisa ingerir depende de vários fatores, como idade, peso, nível de atividade física realizada e condições climáticas.

É possível beber água em excesso?

Sim. Beber uma quantidade excessiva de água de uma vez só faz mal e pode até ser perigoso. Pode sobrecarregar os rins e provocar a perda dos estoques de sódio no sangue. Portanto, não tente atingir a sua meta diária de ingestão de água de uma vez só. O consumo deve ser distribuído ao longo do dia, para não prejudicar o organismo e manter um padrão de hidratação.

Como posso aumentar a ingestão de água ao longo dia?

Em meio à rotina corrida, é fácil esquecer de beber água. Algumas dicas podem ajudar a tornar esse hábito mais frequente para que no fim do dia você tenha tomado o total necessário. Confira:

  • Garrafinha – deixe algumas garrafas de água geladeira e leve uma com você ao sair de casa, para facilitar o acesso quando estiver no trabalho, por exemplo. Isso também ajuda a monitorar quanto foi consumido.
  • Lembrete – programe o alarme do celular para tocar a cada duas horas para lembrar de se hidratar ao longo do dia. Você também pode baixar em seu smartphone aplicativos que ajudam nisso.
  • Refeições – uma maneira fácil de beber água regularmente é tomar um copo em cada refeição

Fonte: maispfizer.com.br