Manaus | 22 de julho de 2026 | 21:55:24

OMS aprova primeira vacina contra mpox para crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina LC16m8 na lista de insumos de uso emergencial para o controle e prevenção da mpox, doença declarada emergência global em agosto de 2023. Esta é a segunda vacina aprovada pela OMS para combater a doença, que, em 2024, já registrou casos em pelo menos 80 países, incluindo 19 nações africanas, com destaque para a República Democrática do Congo, que concentra a maior parte dos casos suspeitos.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou em suas redes sociais que a vacina LC16m8 é a primeira a ser autorizada para crianças menores de 1 ano em áreas com surtos da doença. “Este é um passo vital para proteger populações vulneráveis, principalmente crianças, à medida em que a mpox continua a se espalhar”, afirmou Tedros.

Dados da OMS indicam que, nos últimos dois meses, metade dos casos suspeitos na República Democrática do Congo foram identificados em crianças menores de 12 anos. Até o momento, o país registrou mais de 40 mil casos suspeitos e 1.200 mortes. Tedros também alertou sobre a rápida expansão dos surtos em Burundi e Uganda, convocando uma reunião do comitê de emergência da OMS para reavaliar o cenário global da doença na próxima sexta-feira (22).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens