Já sentiu sua pele piorar drasticamente após uma crise de choro? Então, esta matéria é para você.

Todos nós choramos (to-dos nós, viu, homens?). Chorar ajuda a aliviar o estresse e não é motivo de vergonha, apenas uma reação natural do corpo. Mas há quem diga que as lágrimas podem prejudicar a saúde da pele e até provocar acne. Será?

Primeiramente, é preciso analisar exatamente o que são as lágrimas antes de determinar se elas podem — ou não — causar cravos e espinhas. De acordo com a professora de dermatologia da Universidade de Yale Mona Gohara, as lágrimas são apenas uma combinação de água e sal,  dupla incapaz de congestionar os poros. No entanto, há outros motivos pelos quais você pode (sim!) ter um surto de acne após uma crise de choro.

O diretor de pesquisa cosmética e clínica de dermatologia do Hospital Mount Sinai de Nova York, Joshua Zeichner, diz que esfregar os olhos e as bochechas pode causar inflamação de baixo grau que promove erupções. Esse fenômeno é conhecido como acne mecânica, que é desencadeada por excesso de calor, pressão ou fricção da pele. “É o mesmo conceito por trás da maskne, a acne causada pelo uso constante das máscaras de proteção facial”, elucida Zeichner, em entrevista à Glamour norte-americana.

Gohara concorda e explica que esfregar o rosto pode obstruir os poros principalmente se você não tomar cuidado com o tipo de lenço que utiliza. “Se estiver usando aqueles perfumados ou com infusão de umidade, é mais provável que tenha acne mecânica”, alerta. A profissional ainda afirma que o estresse também pode causar acne. Então, se você está chorando porque está estressado, essa pode ser a razão por trás das erupções.

O que fazer para evitar

Veja três dicas fáceis de Gohara e Zeichner para garantir que a pele nunca mais “pipoque” após uma sessão de choro.

Não se esqueça do hidratante
O sal pode desidratar a pele e deixá-la mais vulnerável. Por isso, aposte em um bom hidratante facial.

Sempre enxugue as lágrimas
Pegue um lenço de papel não perfumado e enxugue gentilmente as lágrimas, sem esfregar. “Esfregar os olhos ou o rosto só causa atrito, levando à acne”, diz Zeichner.

Pode ser hora de trocar seu sabonete facial
Se você tende a chorar muito, escolha um sabonete facial menos agressivo. De acordo com Gohara, ingredientes pesados como sulfatos podem prejudicar a pele, sobretudo após um “banho de lágrimas”.

Fonte: Metrópoles