O prefeito de Novo Airão Frederico Junior, inaugurou nesta semana uma casa de apoio à população do município que vier para a capital fazer tratamento de saúde.

Frederico Junior, que assumiu a prefeitura em dezembro de 2018, após uma eleição suplementar, explica que esse projeto foi a realização de um sonho, e que agora irá investir no projeto do governador Wilson Lima de transformar a cidade de Novo Airão em um polo turístico. Em uma entrevista que aconteceu na última quarta-feira (20), durante a inauguração da Casa de Apoio que abriga até 27 pessoas, localizada no bairro Redenção, o prefeito narra as condições que encontrou a prefeitura e o que tem feito para acelerar as melhorias do município.

“Tivemos uma eleição suplementar no município e assumi a prefeitura no dia 4 de Dezembro. Encontramos os prédios da prefeitura todos destruídos, sem estrutura nenhuma. Uma situação caótica. Fiquei muito assustado, mas isso não foi obstáculo pra mim. A vontade de fazer alguma coisa por aquele povo era tão grande que mesmo com toda dificuldade, não tive medo e nem vi barreiras. Enfrentamos os desafios e conseguimos avançar. Fizemos pela segurança em menos de três meses, o que não fizeram em 10 anos”.

Uma das primeiras ações de Frederico, foi ornamentar a cidade para o Natal, e lançar a ação solidária ‘Natal Sem Fome’, para que todos pudessem entrar no clima natalino e sonhar com dias melhores, além de investir, apesar dos poucos recursos, no aniversário da cidade que foi dia 19 de dezembro, pouco depois dele assumir como prefeito, entretanto, dentro das possibilidades, fez ações durante a data que alavancaram a economia de Novo Airão que até então estava estagnada. 

“Precisamos dar um choque na economia do nosso município. Novo Airão, vou falar com muita segurança, é uma cidade onde a cultura é forte e gera renda. Então, tem que ser valorizada. Os nossos eventos culturais precisam ser valorizados, principalmente, nosso turismo, porque é o que aquece muito a economia local. Esses eventos atraem turistas para o nosso município. Enfim, fizemos quatro dias de festa no aniversário da cidade, depois o Natal e por último o Réveillon, fizemos uma grande virada de ano, com 14 minutos de queima de fogos, nunca visto na história de Novo Airão. Agora, em 2019, tivemos o carnaval, fizemos quatro dias de carnaval, quer dizer, em pouco menos de três meses, conseguimos melhorar a economia do município”.

Na entrevista, além de ver o entusiasmo nos rostos dos convidados pela realização do projeto, o prefeito fala com orgulho da preocupação que ele tinha em dar esse apoio à população da sua cidade.

“Nós não poderíamos deixar de falar sobre esse grande projeto que virou realidade. Essa casa é tão importante para a população que agora terá o apoio necessário quando tiver de vir para a capital com seus pacientes. Antes, ficavam na casa dos outros ou de parentes sem muitas condições. Lá nessa casa de apoio, todos terão alimentação, acompanhamento e condução. Serão tratados com dignidade. Estou muito feliz com a conclusão desse projeto”.

Além do projeto do qual estávamos prestigiando a inauguração, outras mudanças foram feitas durante esses 100 dias em frente à prefeitura, e Frederico conta algumas delas.

“Conseguimos inaugurar o prédio do Corpo de Bombeiro, que não tinha no município. Um município turístico quem nem o nosso, que tem praias, as pessoas gostam muito de visitar a Ilha de Anavilhanas, mas detectamos que as famílias chegam a nosso município, encontram a Polícia Militar ou a Polícia Civil, mas não encontravam o Corpo de Bombeiro. Elas não se sentem 100% seguras. Na época tive a sorte de conversar com o comandante da gestão passada e a oferta que fiz ao Corpo de Bombeiro foi muito interessante e por isso não houve recusa por parte deles. Pra você ter ideia, já tem um ano que estão tentando inaugurar o Corpo de Bombeiro de Presidente Figueiredo e não conseguem. Nós, em menos de 15 dias, inaugurei o de Novo Airão. Demos um local extraordinário aos bombeiros que fica na esquina da praça, o que destacou o Corpo de Bombeiro, todo o conforto necessário para efetivo que eles têm. Lá era uma pousada e a transformamos em uma base Corpo de Bombeiro. Estou comprando e entregando para eles, fruto de um convênio que eu tenho no valor de 170 mil, uma ambulância UTI móvel. Será feito um comodato. Eles estão usando uma ambulância provisória que é de Manacapuru, mas, até final do mês estou entregando a nova”.

E para finalizar, ele fala sobre o futuro de sua gestão que conta com apoio do governador Wilson Lima que pretende alavancar o turismo no Amazonas fazendo de Novo Airão um polo turístico.

Tem outra novidade muito boa e que irá aquecer de vez a economia local. Fiquei também muito feliz com a ideia do governador de turbinar o turismo no Estado do Amazonas. Segundo ele, Novo Airão foi o município escolhido para ser o polo dessa nova faze do turismo no Amazonas. Isso é de grande importância para nós amazonenses. Fiquei muito feliz por ele teve esse olhar por Novo Airão, mas não é só ele, muitos deputados como Fausto Jr., o Josué Neto, o Silas Câmara, o Sidney Leite e o próprio senador Eduardo Braga, vários deputados e senadores já me procuraram com esse mesmo pensamento de que Novo Airão é o único município mais próximo de Manaus, que pode ser transformado num polo e lá sair como modelo para levar para outros municípios. Eu só tenho a agradecer ao governador.

Frederico Junior é amazonense, nascido no bairro de São Raimundo, zona Centro-Sul de Manaus e tem um legado a manter. Ele teve dois tios prefeito do município. O primeiro prefeito eleito de Novo Airão foi Antenor Carlos Frederico, o segundo prefeito foi Hugo Carlos Frederico, dois ex-prefeitos que fazem parte da histórica política de Novo Airão baseados na honestidade.