Uma foto mostrando um caixão vazio num cemitério levantou dúvidas sobre a pandemia de coronavírus no Amazonas. A foto foi amplamente compartilhada nas redes sociais e contribuiu para centenas de pessoas desistirem do isolamento domiciliar.

Agora a verdade veio à tona!

A foto atribuída ao Cemitério Parque Tarumã de Manaus na verdade foi tirada em 2017, na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo. A imagem não tem nada a ver com a pandemia do Covid-19 em Manaus, tampouco com o cemitério Parque Tarumã.

A imagem foi registrada pelo repórter fotográfico Milton Rogério e ilustrou uma reportagem sobre um golpe no seguro de vida na cidade de São Carlos. A foto mostra a abertura de um caixão, com um travesseiro dentro ao lado de um saco de serragem.

Por causa da fakenews, mais de 12 mil pessoas compartilharam a publicação no facebook no dia 23 de abril. A mesma foto teve 2.223 curtidas no Integram, no perfil “forascorruptosoficial”.

No mesmo dia que a falsa imagem foi postada nas redes sociais, mais de 100 pessoas foram sepultadas no Cemitério Parque Tarumã. É importante ressaltar que o Amazonas tem a maior taxa de mortalidade do coronavírus no Brasil.