A propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito e vereador começa no próximo domingo, dia 27 de setembro, quando será permitida a divulgação na Internet e a realização de passeatas de rua. Já a propaganda obrigatória na TV e rádio começa dia 9 de outubro e vai até 12 de novembro, para o primeiro turno.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na Internet o candidato poderá pedir expressamente voto, pagar impulsionamento e falar das propostas de campanha.

Também será permitido fazer propaganda na rua, como caminhadas, passeatas, carreatas, comício, reunião pública, distribuição de material gráfico, bandeiradas e adesivagem de carros.

É importante destacar que a distribuição de brindes continua proibida pela legislação eleitoral. Brindes como camisetas e bonés, entre outros materiais tão comuns nas eleições do passado, não poderão ser distribuídos por nenhum candidato.

Nas agências de publicidade e estúdios de TV onde são feitos os comerciais da propaganda eleitoral, a produção segue acelerada. Candidatos a prefeito e vereador entram pela noite para gravar vídeos que serão exibidos a partir de 9 de outubro.

Na sede do Partido Social Liberal do Amazonas (PSL-AM), no bairro do Parque Dez, foi montado um estúdio onde os candidatos podem treinar e gravar seu material.

O objetivo baratear os custos de produção e auxiliar os candidatos que não têm recursos para produzir vídeos do horário eleitoral.