Manaus | 29 de julho de 2026 | 22:31:59

Diplomacia vê como positiva tentativa de encontro entre Lula e Zelensky no G7

Mesmo sem o encontro previsto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante a cúpula do G7 na Itália, integrantes do Itamaraty avaliaram positivamente a tentativa de aproximação.

De acordo com fontes diplomáticas, houve esforço real de ambas as partes para viabilizar a conversa, que acabou sendo inviabilizada por incompatibilidades de agenda. O episódio foi considerado simbólico, especialmente diante das divergências anteriores entre os dois líderes quanto à guerra na Ucrânia.

A diplomacia brasileira enxerga o gesto como uma abertura para diálogos futuros e acredita que a sinalização, ainda que informal, pode ajudar o Brasil a manter seu papel como mediador em negociações de paz.

O imprevisto logístico que impediu a reunião não afetou, segundo interlocutores do governo, o tom cordial das interações entre as delegações, que seguiram mantendo contato nos bastidores do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens