Levantamento feito no Reino Unido mostra que não imunizados são maioria nos hospitais, e autoridades apelam para a importância da vacinação.

Um levantamento feito pelo governo do Reino Unido mostra que pessoas não vacinadas contra a Covid-19 têm até 60 vezes mais chance de precisar ser hospitalizado com a infecção do que indivíduos que tomaram o imunizante. A pesquisa foi feita com dados de pacientes entre 30 e 70 anos que usaram o sistema de saúde pública do país.

Segundo os pesquisadores, entre maio e novembro de 2021, a proporção de pessoas idosas com mais de 60 anos que receberam as duas doses e foram hospitalizadas foi de 0,6 casos a cada 100 mil habitantes por semana. A quantidade cresce para 37,3 a cada 100 mil no mesmo período para os que não foram imunizados.

Entre os pacientes com mais de 50 anos e 70 anos, a diferença é de cerca de 30 vezes. Nas pessoas mais jovens, nas faixas de 30 e 40 anos, os não vacinados têm entre 10 e 15 vezes mais chance de ser hospitalizados do que os imunizados.

As autoridades de saúde do Reino Unido pedem que as pessoas que ainda não se vacinaram tomem o imunizante o mais rápido possível para evitar o colapso do sistema de saúde — com o aumento da quantidade de casos da variante Ômicron no país, há preocupação com a lotação dos hospitais nas próximas semanas.

Fonte: Metrópoles