Como um chá, a bebida tem vários aspectos positivos para a saúde e pode ajudar a desinchar, por ter capacidades diuréticas.

A água de abacaxi é uma bebida que traz muitos benefícios para a saúde. Além de ajudar com a hidratação, reforça o sistema imunológico, reduz a inflamação no corpo e melhora a digestão. Todos esses benefícios se devem às propriedades antioxidantes, imunomoduladoras, digestivas e anti-inflamatórias do abacaxi.

A bebida pode ser preparada com a casca de abacaxi, sendo uma excelente maneira de evitar o desperdício e aproveitar toda a fruta e seus nutrientes. De quebra, ainda é uma opção refrescante para os dias quentes do verão.

O consumo de água de abacaxi pode fornecer os seguintes benefícios para o organismo, desde que seja acompanhado de uma dieta equilibrada e variada:

1. Melhorar a digestão

O abacaxi contém bromelina, uma substância que promove a digestão de proteínas.

2. Reforçar o sistema imunológico

Por conter vitamina C e outros antioxidantes, o consumo de água de abacaxi ajuda a aumentar as defesas do corpo e combater bactérias e infecções virais, reduzindo o risco de doenças, como a gripe.

3. Promover a cicatrização

O abacaxi é rico em vitamina C, uma vitamina que atua na síntese de colágeno no organismo. Seu consumo após cirurgias ou um machucado pode acelerar o processo de cicatrização.

Além disso, a vitamina C e o colágeno também contribuem para a saúde da pele, retardando o aparecimento de rugas, melhorando a firmeza e a elasticidade e fortalecendo as articulações, unhas e cabelos.

4. Reduzir a inflamação no corpo

O abacaxi é rico em antioxidantes e bromelina, que atua como um anti-inflamatório natural, ajudando a aliviar inflamações nas articulações, músculos e tecidos. A fruta também é um excelente remédio caseiro para a artrite.

5. Promover a perda de peso

A água de abacaxi fornece poucas calorias e mantém o corpo hidratado. Além disso, contém triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina, hormônio que ajuda a diminuir os níveis de ansiedade. A bebida pode ser incluída em dietas equilibradas para ajudar a promover a perda de peso.

6. Exercer um efeito detox

A água de abacaxi possui propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o excesso de líquido e toxinas do corpo através da urina. Além disso, alguns estudos demonstraram que a água de abacaxi pode exercer um efeito protetor no fígado, favorecendo o seu bom funcionamento.

Como preparar a água de abacaxi

A água de abacaxi pode ser feita apenas com a casca do abacaxi ou pode ser preparada a partir do abacaxi inteiro, cortando pequenos pedaços, sem remover a casca.

Para preparar, deve-se colocar 1 litro de água em uma panela em fogo alto e, quando estiver fervendo, acrescentar a casca de um abacaxi ou pedaços de abacaxi com casca, por 10 minutos, em fogo médio. Depois, deve-se retirar, coar e deixar repousar.

A água de abacaxi pode ser consumida quente, como uma infusão, ou fria. Também é  possível adicionar outros ingredientes para aumentar os seus benefícios, como canela, hortelã, gengibre ou limão, por exemplo.

Fonte: Metrópoles