Na manhã desta terça-feira (10), a Polícia Federal deflagrou a Operação Overclean, visando desarticular um esquema criminoso que desviou aproximadamente R$ 1,4 bilhão em contratos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Entre os 17 detidos está o vereador Francisco Nascimento, primo do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA). Antes de ser preso, Nascimento tentou se desfazer de uma sacola contendo dinheiro em espécie, arremessando-a pela janela de sua residência. A quantia foi recuperada pela polícia e está sendo contabilizada.
As investigações apontam que o grupo utilizava empresas de fachada e “laranjas” para fraudar contratos públicos e lavar dinheiro. A operação também resultou no cumprimento de 43 mandados de busca e apreensão.
A Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF), contou com o apoio da Agência Americana de Investigações de Segurança Interna (HSI) na operação.
As investigações continuam em andamento para apurar a extensão do esquema e identificar outros envolvidos.





