Em Manaus, cerca de 57% do público-alvo foi vacinado contra a dengue desde o início da campanha, em fevereiro do ano passado. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na última sexta-feira (10), que destacou a importância de ampliar a cobertura vacinal para o controle da doença.
Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacina está sendo oferecida para adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária considerada a mais vulnerável ao desenvolvimento das formas graves da dengue. No entanto, de acordo com os dados da Semsa, apenas 93.154 pessoas desse grupo receberam a vacina, o que representa 57,25% da meta estabelecida.
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, reforçou que a vacinação é uma ferramenta eficaz para prevenir que a doença evolua para casos mais graves. “O período chuvoso sempre representa um desafio para a saúde pública, pois aumenta a transmissão de doenças causadas por arbovírus e síndromes gripais. Contudo, temos uma arma eficaz que fortalece a defesa do corpo contra a infecção da dengue”, explicou o subsecretário.
A vacina disponibilizada pela rede municipal de saúde é a Qdenga, que exige duas doses para a imunização completa, com um intervalo de 90 dias entre as aplicações. Para crianças e adolescentes que já tiveram diagnóstico confirmado de dengue, é necessário aguardar seis meses após a infecção para iniciar o esquema vacinal. Caso a infecção ocorra após a primeira dose, é recomendado esperar 30 dias após o desaparecimento dos sintomas para tomar a segunda dose.
O imunizante está disponível nas unidades de saúde da capital, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Algumas unidades oferecem horário ampliado, das 7h às 20h, e outras funcionam aos sábados, das 8h às 12h.
A Semsa reforça a importância de completar o esquema vacinal para garantir a proteção contra a dengue, especialmente durante o período de maior transmissão da doença.






