Localizado no sul da Noruega, é um projeto do estúdio de arquitetura Snøhetta.

No mês de março, foi aberto ao público o Under (under.não), o primeiro restaurante submarino na Europa. Está situado na costa da Noruega, em Lindesnes, o ponto mais meridional do país escandinavo. É um projeto do estúdio de arquitetura Snøhetta, autor, entre outros, da Ópera de Oslo. Ivar Kvaal.

Em norueguês, Under significa “debaixo” e “maravilha”. Afundando pouco a pouco nas águas frias do Atlântico Norte, o edifício, um monólito de 34 metros, submerge até cinco e meio metros abaixo da superfície do mar. Para maior integração, a rugosidade externa do concreto se tornará um recife artificial para lapas e algas marinhas. Ivar Kvaal.

Como um enorme periscópio afundado, a janela do restaurante, com capacidade para entre 35 e 40 convidados, oferece uma vista panorâmica do fundo do mar. Ivar Kvaal

A localização do restaurante não é casualidade, nas águas desta área do sul da Noruega a confluência de diferentes correntes possibilita uma grande diversidade de espécies marinhas. O restaurante também funciona como um centro de pesquisa para a vida marinha. Inger Marie Grini/Bo Bedre Norge.

Under, cujas imagens digitais deram a volta ao mundo quando o projeto foi apresentado, está localizado no extremo sul da Noruega, a cerca de 400 quilômetros de Oslo. André Martinsen.

O chef dinamarquês Nicolai Ellitsgaard, do restaurante Maltid em Kristiansand, está encarregado da oferta culinária com a ajuda de uma equipe profissional de 16 pessoas. “Do outro lado da nossa janela icônica, o oceano é cheio de iguarias frescas do mar, então a viagem da cozinha para o prato é mínima”, diz o chef. Stian Broch

Não importa quanto tempo você passa lá fora, no saguão tranquilo tudo fica calmo. Um interior de acabamentos em carvalho, concreto e aço cria um ambiente aconchegante que, segundo os responsáveis pelo projeto, cria “uma sensação de espanto e mistério, insinuando a jornada que está chegando”. Inger Marie Grini/Bo Bedre Norge.

Quanto à oferta culinária, o chef Nicolai Ellitsgaard explica que sua culinária é baseada em “ingredientes frescos e sabores puros e nus”. “Queremos oferecer uma experiência de jantar única que leva os nossos clientes para além da sua zona de conforto atual”, diz Ellitsgaard no site do restaurante.

Under está aberto apenas para o jantar que teve início no dia 02 de abril e, nos próximos meses, há apenas a possibilidade de se inscrever para uma lista de espera. O menu de degustação custa 232 euros por pessoa.

Fonte: El País