O Amazonas volta aos holofotes do esporte internacional nesta semana. O jovem Hallysson Marcelino, de apenas 15 anos, embarcou nesta segunda-feira (19) rumo a Portugal, onde representará o Brasil no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu da IBJJF. A competição, que acontece em Odivelas, na região metropolitana de Lisboa, inicia no próximo dia 24 e reúne a elite da modalidade.
Morando em Manaus há três anos, Hallysson é faixa azul e já acumula um currículo impressionante: são mais de 150 títulos em oito anos de carreira, incluindo o Mundial em Abu Dhabi e o tricampeonato brasileiro. Agora, o foco é o bicampeonato juvenil em terras europeias.
Educação e Esporte de Mãos Dadas
Para viabilizar sua trajetória, o atleta conta com um pilar fundamental: a educação. Aluno do 1º ano do Ensino Médio nas Escolas Nilton Lins, Hallysson é bolsista integral, um reconhecimento da instituição ao seu desempenho nos tatames e em sala de aula.
Durante cerimônia realizada na última sexta-feira (16), com a presença da chanceler da Universidade, Alice Lins, a diretora Emanuelle Lins reforçou o compromisso do Grupo Nilton Lins com o esporte amazonense.
“Estamos muito felizes com a presença do Hallysson no nosso time. Que ele seja uma inspiração para que outros estudantes acreditem nos seus sonhos. O Grupo estará sempre aberto para acolher quem deseja construir uma carreira vitoriosa”, destacou a diretora.
Além da formação escolar, o grupo garante ao atleta o acesso ao ensino de idiomas (Nilton Lins Idiomas e Yázigi), ferramentas essenciais para a sua projeção em competições internacionais ao redor do globo.
Confiança e Futuro
Treinado pelo pai, João Marcelino, Hallysson destaca que o nível técnico encontrado no Amazonas foi crucial para sua preparação. “Meu treino em Manaus está muito bom. Os lutadores daqui são de um nível muito alto. Minha confiança está elevada e vou em busca desse título”, afirmou o campeão.
Para o pai e treinador, o apoio educacional traz a segurança necessária para o desenvolvimento pleno do jovem. “Não visa somente o agora, mas o futuro do Hallysson através da formação acadêmica”, ressaltou João.
Após o desafio em Portugal, o calendário de Hallysson em 2026 segue intenso, com participações confirmadas no Pan-Americano (EUA), Brasileiro (SP) e o Mundial na Califórnia.






