Beber água com limão, tomar suco verde, fazer musculação, correr. De imediato, é bem provável que você diga que todas essas atitudes trazem benefícios para o corpo, e com razão. Mas sabia que elas também podem prejudicar seus dentes?

E de nada adianta seguir uma dieta saudável e um plano de treinos e não cuidar de outras partes do corpo, principalmente a boca. A má higiene bucal pode trazer danos que vão muito além das cáries e gengivites e, por incrível que pareça, pode acarretar em problemas graves até para o coração.

Veja a seguir quatro hábitos saudáveis que podem prejudicar sua saúde bucal e saiba como prevenir esses danos:

1. Praticar atividades físicas

Na hora do esforço, se você tiver uma “mordida” errada, pode prejudicar o alinhamento dental, quebrar parcialmente um dente ou até mesmo sofrer um corte na boca. Durante a atividade física, procure manter os dentes se tocando naturalmente, sem forçá-los. Evite colocar entre os dentes superiores e inferiores o lábio, a língua ou objetos, como toalhinhas.

Além de observar a harmonia da mordida e não forçar os dentes, recomenda-se o uso de um protetor bucal feito sob medida. Ele ajuda a dar mais segurança e proteção.

Ao iniciar uma prática esportiva, os dentistas orientam ainda realizar uma avaliação odontológica da gravidade dos desgastes dentais e qual o tratamento mais adequado a se fazer para manter a boca e o restante do corpo em equilíbrio antes e depois dos treinos.

2. Comer açaí

Um clássico entre a turma fitness, o açaí –assim como qualquer fruta de tons vermelhos e roxos, gera manchas nos dentes — especialmente por serem ácidas ou fortemente pigmentadas. Além disso, esses alimentos são repletos de frutose (o açúcar das frutas), que abre caminho para bactérias se instalarem nos dentes e causarem danos e descoloração.

Para evitar esses problemas, faça um bom bochecho apenas com água imediatamente após comer. Evite escovar os dentes nesse momento. Isso porque a ação mecânica da escovação logo depois de consumir substâncias ácidas favorece a remoção de mineral da superfície dental. O ideal é esperar pelo menos meia hora para limpar os dentes.

3. Fazer jejum intermitente

O jejum intermitente divide opiniões sobre sua eficácia e riscos para a saúde e o emagrecimento. Não entraremos nessa questão agora e vamos focar só na sua boca. Ficar muitas horas sem comer gera a diminuição do fluxo salivar, o que favorece a proliferação de bactérias que atuam na degradação de células e de possíveis restos de comida. A consequência é a emissão de gases que causam mau odor.

Para reduzir o desconforto, hidratação adequada e boa higienização diminuem bastante a halitose.

4. Tomar muito suco verde

O problema do suco verde é se ele for feito com muitas frutas cítricas, que podem prejudicar a camada mais externa do dente, provocando erosões. E nada de escovar os dentes logo após ingerir a bebida. A escovação pode potencializar o efeito da corrosão, já que as cerdas vão esfregar o ácido com mais força ainda.

Você não precisa parar de tomar esse tipo de suco, mas a orientação aguardar de 20 a 30 minutos para higienizar a boca após tomar o líquido.

Fonte: UOL