Com a aproximação do prazo final, dia 5 de agosto, para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, os partidos e federações correm para definir o cenário eleitoral. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Os principais nomes da disputa para a prefeitura de Manaus prometem que até o próximo final de semana as composições das chapas estarão escolhidas. Alguns se adiantaram e já começaram a trabalhar as suas imagens. É o caso do pré-candidato Cap. Alberto Neto (PL), que terá como sua vice a ex pré-candidata, Maria do Carmo Seffair (Novo). Quem também definiu chapa foi o pré-candidato pelo Mobiliza, Wilker Barreto, que anunciou o nome da Professora Renata como sua vice.
O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que vem liderando a corrida pela reeleição, conforme as pesquisas eleitorais, divulgou que o nome escolhido para compor a sua chapa será anunciado no próximo dia 31. A expectativa em torno dessa escolha é grande, pois como Almeida é apoiado por grandes lideranças políticas do estado, os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), a indicação a vice pode vir de um deles. Entretanto, o prefeito de Manaus tem sinalizado muito forte com a possibilidade de apresentar uma chapa “puro-sangue”, com o nome saindo do seu próprio partido.
O segundo lugar nas pesquisas, Amom Mandel (Cidadania), deverá anunciar o nome escolhido para compor sua chapa na próxima terça-feira (30), durante a convenção partidária no Clube do Trabalhador do Sesi. Muitos especulam que o nome possa sair da esfera da justiça, já que o deputado possui uma ligação forte com o meio jurídico, mas nada está definido.
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB), que tem aparecido em terceiro lugar nas pesquisas, promete revelar a sua companhia na chapa eleitoral no próximo sábado, 2, quando realiza a convenção partidária do União Brasil. O escolhido do governador Wilson Lima (UB) tem conseguido reunir força de colegas deputados em torno de sua candidatura, e o nome pode vir justamente de dentro do Poder Legislativo.
Outro que ainda precisa anunciar o nome que lhe acompanhará na jornada pela prefeitura de Manaus é o candidato do PT, Marcelo Ramos. O escolhido do presidente Lula tem conseguido fechar apoio de alguns partidos de esquerda e deve anunciar em breve quem será sua companhia na chapa.





