O deputado federal Delegado Pablo participou na manhã desta sexta-feira (6/3), da audiência pública promovida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em Manaus, sobre a concessão da ampliação, manutenção e exploração dos aeroportos de Manaus (AM), Tabatinga (AM), Tefé (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC) e Boa Vista (RR) que formam bloco norte. Esta é a segunda das quatro audiências públicas presenciais referente à 6ª rodada de concessão de aeroportos.

O deputado federal Delegado Pablo foi o único parlamentar amazonense a participar da audiência e destacou que a integração das cidades é uma importante função social dos aeroportos no Amazonas. O parlamentar questionou quais as ações efetivas de investimentos e o compromisso do Governo Federal com os aeroportos do Amazonas no sentido de integrar as cidades. “Temos 62 municípios aqui no estado onde a maioria está em completo abandono. Só há lembranças de alguma coisa em que pousava avião, aquilo não é mais um aeroporto há muito tempo”, disse o deputado.

Bloco Norte

O Bloco Norte conta com 7 aeroportos: Manaus, Tabatinga e Tefé, no Amazonas; Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Acre; Porto Velho, em Rondônia; e Boa Vista, em Roraima; o Bloco Norte reúne sete terminais. A contribuição inicial mínima é de R$ 43,7 milhões. O valor estimado para todo o contrato da concessão é da ordem de R$ 4 bilhões.