Melhores propostas serão premiadas nesta quinta-feira (9/5).

A cerimônia de premiação dos projetos vencedores da quarta edição do Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca ocorrerá nesta quinta-feira (9/5), às 19h, na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), na avenida Leonardo Malcher, 1.728, Centro.

Criado em 2016 por membros do Laboratório do Curso de Turismo da Universidade (Labotur/UEA), o Prêmio busca promover uma aproximação de alunos e egressos dos cursos de Turismo com o trade turístico amazonense, além de estimular o aperfeiçoamento das habilidades técnicas e pessoais, e a formulação de ideias e soluções que possam auxiliar no desenvolvimento do segmento turístico.

A iniciativa irá premiar os três primeiros colocados da Categoria A, voltada para Ideias e Soluções para Empresas na Área de Turismo, Destinos ou Atrativos Turísticos. Os autores e projetos vencedores do segmento foram, em primeiro lugar, Jackeline de Souza Lopes, com “Visita sensorial inclusiva para deficientes visuais no Museu Cidade de Manaus”; em segundo, Yve Monteiro Gadelha, com “A introdução da gastronomia regional nos roteiros turísticos da cidade de Manaus”; e, encerrando o pódio, Italo Thiago Lima e Mayra Amanda Soares, com o projeto “Bare Mood”.

Na Categoria B, direcionada a Trabalhos de Conclusão de Curso ou Pesquisas de Iniciação Científica, a primeira colocada foi Iara Silva, com o projeto “Turismo pedagógico e sua contribuição para a identidade cultural da capital amazonense através das lentes dos educadores nas escolas estaduais”. O segundo lugar é de Ellen Lima Prata, pela iniciativa “Resgate histórico do complexo Booth Line e sua importância para o turismo cultural”; e o terceiro lugar ficou com Sibele Oliveira, pelo projeto “Diagnóstico preliminar da oferta turística do Centro Histórico de Manaus”.

O prêmio conta com a parceria da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/AM), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih/AM) e Federação do Comércio de Bens, Serviços, Turismo (Fecomércio/AM).