A iniciativa tem como objetivo aproximar os manauaras da realidade enfrentada pelos imigrantes venezuelanos e de conscientização contra a xenofobia.

Na tarde desta terça-feira (4), a prefeitura de Manaus juntamente com representantes de organizações internacionais como o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) reuniu a imprensa Para o lançamento da corrida e caminhada ‘Manaus com os Refugiados’. 

A atividade, que é uma forma de aproximar os manauaras da realidade enfrentada pelos imigrantes venezuelanos e de conscientização contra a xenofobia, acontece no dia 9 de dezembro, domingo, a partir das 7h, no Complexo Turístico da Ponta Negra. O percurso será de 5 km, com largada nas proximidades do anfiteatro. O evento tem a participação, ainda, da União Europeia e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA)

Durante a coletiva de imprensa o representante da casa civil Arthur Bisneto fez um pronunciamento em nome do Prefeito Arthur Virgílio Neto e a primeira-dama Elizabeth Valeiko.

Atualmente, a prefeitura mantém três casas de acolhimento localizadas nos bairros Coroado, Alfredo Nascimento e Centro, com aproximadamente 600 pessoas. Estimativas do Acnur apontam que Manaus já tem mais de 15 mil venezuelanos.