Manaus | 22 de julho de 2026 | 17:39:44

Prefeito de Cuiabá rebate uso de pronome neutro durante conferência pública e gera debate nas redes

Imagem: Reprodução abiliobrunini.com.br

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), publicou nesta sexta-feira (1º) um vídeo em que discute com o ativista LGBTQIAPN+ Juliãn Tacanã sobre o uso do pronome neutro durante uma palestra da Conferência Municipal de Saúde.

Na gravação, Juliãn defende o uso da linguagem neutra, afirmando que “todes” devem ser respeitados. Em resposta, o prefeito criticou a expressão e afirmou que o termo “não existe na língua portuguesa” e que, por isso, não será aceito em eventos oficiais do município.

“Todas as pessoas existem. Todos existem. ‘Todes’ não existe. ‘Todes’ é chocolate. Era para ter sido respeitado: todas, todos e todes. Mas ‘todes’ não existe na língua portuguesa. Em qual dicionário está escrito ‘todes’?”, questionou o prefeito no vídeo.

Abílio ainda afirmou que não aceitará o uso da linguagem neutra em eventos promovidos pela prefeitura. “Usar um instrumento legal da Prefeitura de Cuiabá, que é a Conferência Municipal de Saúde, para transformar isso em um ato de militância do pronome neutro, não vamos aceitar”, disse.

A fala gerou repercussão nas redes sociais e reacendeu o debate sobre o uso da linguagem neutra em espaços institucionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens