Bruno da Conceição Moura, piloto do avião que caiu na manhã desta terça-feira (7) na região do rio Andirá, próximo à comunidade São Paulo do Açu, na zona rural do município de Barreirinha (AM), sobreviveu ao acidente, mas tem um histórico policial ligado ao tráfico de drogas.
O piloto, de 38 anos, informou às autoridades que conduzia o monomotor quando enfrentou uma pane mecânica e tentou fazer um pouso de emergência no rio. Bruno conseguiu sair da aeronave sem ferimentos e não foi preso, já que não havia mandado de prisão contra ele e nenhum material ilícito foi encontrado no avião.
No entanto, em março de 2024, Bruno foi preso em Manacapuru (AM) durante uma operação policial que investigava o transporte de drogas por via aérea. Na ocasião, ele pilotava uma aeronave anfíbia usada para o transporte de cerca de 100 quilos de pasta base de cocaína. A ação resultou na prisão dele e de outras cinco pessoas.
Testemunhas registraram o momento do resgate, mostrando o piloto sendo retirado da água por moradores locais em uma canoa. Segundo informações da Rede Amazônica, Bruno estava sozinho na aeronave no momento da queda e foi socorrido sem ferimentos.
Além disso, a polícia apreendeu no avião dois iPhones (um preto e um dourado), um fone de ouvido, um GPS Garmin, um carregador branco e uma bolsa preta.
Nas redes sociais, o piloto tranquilizou familiares e amigos, afirmando que o voo tinha como origem Alenquer (PA) e destino o município de Autazes (AM). Ele explicou que sofreu uma pane de pressão de óleo e tentou realizar um pouso emergencial.
Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Defesa Civil Municipal foram acionadas e acompanharam a ocorrência.
Até o momento, não há indícios de que o acidente recente esteja ligado a atividades ilícitas.






