Desde que o ministério da Pesca foi extinto em outubro de 2015, pela ex presidente Dilma Roussef, o Governo Federal bloqueou a emissão da Carteira do Pescador, impedindo que milhares de pescadores em todo Brasil exerçam a profissão.

No Amazonas, milhares de pescadores cadastrados juntos à Federação dos Pescadores do Amazonas (Fepesca-AM) e à Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) esperam há anos a liberação de seus registros profissionais.

Sem o documento, os pescadores ficam impedidos de trabalhar e de receber o seguro defeso, correndo o risco de serem multados e até presos pelos órgãos ambientais se forem flagrados pescando.

Para discutir o assunto e encontrar uma solução para o problema, a CNPA e Fepesca realizam nesta sexta-feira (09), em Manaus, uma reunião com pescadores de todos os municípios do Amazonas.

O encontro também terá a participação de vários órgãos que atuam no cadastramento e pagamento do seguro defeso em Manaus e interior do Estado.

Durante a reunião, o presidente da CNPA e Fepesca, Walzenir Falcão, apresentará um balanço com o número de pescadores que estão com o registro bloqueado. Também serão apresentados os números do impacto financeiro no interior do Amazonas por causa da proibição da pesca.

A questão ambiental envolvendo a construção de barragens e hidrelétricas nos rios da região Amazônica também será discutida na reunião. Os pescadores são informados sobre os riscos sociais e ambientais envolvendo estas construções.

EVENTO: Reunião com pescadores do AM para discutir o bloqueio da Carteira do Pescador e o pagamento do seguro defeso

DIA: Sexta-feira (09/11/2018)

HORA: 10h

LOCAL: DC Eventos. Av. Leopoldo Peres (próximo à Bemol). Bairro Educandos.

INFORMAÇÕES: Hugo Bronzere – Assessoria de comunicação. 99239-6271