Viver com qualidade de vida é a proposta do Parque Mosaico, o primeiro bairro inteligente de Manaus. Um projeto ilimitado.

A apresentação oficial do projeto esta marcada para o próximo dia 18 de junho (terça feira), no teatro Amazonas, em um evento para convidados que contará com um coquetel de confraternização e show do cantor Fábio Júnior. O projeto, que está com as suas obras a todo vapor e apresenta um Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em R$ 6 bilhões de reais.

As empresas Mixcon Incorporadora e DPC Empreendimentos começam a instalar numa área de 2,5 milhões de m² o novo bairro modelo de Manaus. A primeira empresa a aderir a este grande projeto, foi a MRV Engenharia. A maior construtora da América latina e segunda maior do mundo, chega em Manaus trazendo modernidade para os futuros moradores do novo bairro.

O Bairro Parque Mosaico é um empreendimento da MIXCON INCORPORADORA, uma empresa que atua na conceituação, estruturação e desenvolvimento empreendimentos imobiliários, objetivando excelência em seu desempenho. O novo bairro conta com infraestrutura modelo, e se desenvolve em parceria com a DPC Empreendimentos. O Parque Mosaico ficará situado na zona Centro-Oeste, abrangendo os bairros Planalto, Lírio do Vale, Jardim de Versailes e Tarumã e tem prazo de implantação completa estimado em 10 anos.

O Projeto de Urbanismo do novo bairro e assinado pela DPZ ( Duany Plater – Zyberk & Company), empresa de arquitetura e urbanismo sediada na Florida, Miami, sendo um dos maiores escritórios do segmento no mundo. E o escritório autor do Novo Plano Diretor da cidade de Miami. O Projeto de paisagismo do bairro leva a assinatura de Benedito Abbud, referencia nacional em paisagismo, com mais de 50 (cinquenta) projetos já desenvolvidos em Manaus.

O projeto inteligente visa a implantação de um bairro sustentável, oferecendo funções indispensáveis ao bom funcionamento de uma nova centralidade, localizado em uma área urbana bastante adensada, na região da Ponta Negra, próximo também ao aeroporto Eduardo Gomes.

Segundo o empresário Jose Henrique Loureiro Lanna, sócio diretor da Mixcon incorporadora, o bairro apresenta um conceito inovador, que esta sendo amplamente difundido em todo o mundo, o “Novo Urbanismo” que alia inovação a qualidade de vida, promovendo sinergia entre os diversos tipos de uso: moradia, comércio, serviços, lazer, cultura. Os espaços são interligados, propiciando a “walkability”, tendência mundial de resgate da caminhada. A concentração das principais demandas dos moradores na mesma área evitará o deslocamento para outras regiões da cidade e, por consequência, a diminuição da perda de tempo em congestionamentos.

O projeto deste núcleo urbano será instalado em um terreno de 2,5 milhões de m², com a estimativa de 100.000 moradores até a conclusão de todas as fases. O projeto, contempla cerca de 25 mil residências, e também diversas centralidades compostas por equipamentos comerciais de pequeno e grande porte, que atenderão tanto os moradores do Parque Mosaico quanto os bairros vizinhos.

Segundo Lanna, toda a área comercial do bairro também terá uma gestão centralizada: “As áreas comerciais se difundem ao longo do projeto, com destaque para uma rua de uso misto, denominada neste projeto de “Calçadão”, onde funcionará um complexo composto por lojas de rua com espaços para padaria, mercearia, cursos profissionalizantes, açougue, salão de beleza, sapateiro, butique, assim como lojas de rede ou de franquia e todo tipo de operações comerciais e de conveniência. A centralização potencializará a geração de emprego e renda para os moradores do Parque Mosaico e para investidores, que prospectam ganhos com atividades empreendedoras numa região projetada conforme o modelo inteligente de ocupação urbana.”

O projeto será realizado em cinco fases. Na primeira, a Avenida Desembargador João Machado, principal eixo viário e modal da zona oeste de Manaus será prolongada até a Avenida do Turismo, criando-se um novo corredor Urbano para Manaus. A MIXCON INCORPORADORA em parceria com a MRV Engenharia promoveram melhorias urbanas como pintura, sinalização, paisagismo e asfaltamento na infraestrutura viária do entorno do projeto. A obra beneficiou a população local sem gerar custo para o poder municipal.

O Novo bairro, que será totalmente aberto, chega proporcionando interligação com os bairros já existentes no entorno. Outro ponto fundamentar e a questão da segurança, o novo bairro contara com monitoramento 24 horas com câmeras de vigilância em todas as ruas, online.

Parque Ecológico

O projeto será implantado em conjunto com um grande parque ecológico, com aproximadamente 730.000 m2 de área, se tornando o maior parque ecológico de Manaus, ponto em destaque para o empreendimento.

Por se tratar de um projeto a longo prazo, a MIXCON INCORPORADORA, a DPC e MRV Engenharia, irão constituir uma Associação do Bairro que vai atuar na  gestão de serviços essenciais, contribuindo para a manutenção dos espaços assim como a garantia do funcionamento dos setores comuns durante a fase de construção. Após o término da obra, o sistema de administração coletivo implantado assim como uma pequena taxa de contribuição dos moradores e empresários fornecerão os recursos necessários para tornar a associação autossuficiente a fim de executar reparos e investir em inovações.

MRV

Um dos grandes parceiros da MIXCON INCORPORADORA para a construção do Bairro Parque Mosaico é a MRV Engenharia, maior construtora da América Latina e a segunda maior do mundo. A empresa, que se concentra mais da metade das obras no mercado imobiliário do Brasil, investiu no modelo inteligente de núcleo urbano em Manaus.

A MRV iniciou, em 2018, a construção de oito mil unidades habitacionais voltadas para famílias com rendas entre três e dez salários mínimos. O empreendimento social segue as mais modernas diretrizes de utilização e otimização do espaço ocupado por área residencial. Contará com energia solar, horta, solo permeável para evitar acúmulo de águas pluviais, bicicletas compartilhadas, baixo consumo de água e reciclagem de resíduos sólidos.