Neste domingo (12), morreu Rubens Valverde, pai da atriz Isis Valverde, após sofrer um infarto enquanto fazia uma trilha de moto. Segundo informações da Polícia Civil, ele andava de moto quando sofreu um mal súbito. Rubens chegou a ser socorrido por amigos, mas já chegou ao hospital em Baependi sem vida.

De acordo com informações da colunista Fábia Oliveira, do jornal ‘O Dia’, Rubens será velado na Apae de Aiuruoca, em Minas Gerais, nesta segunda-feira (13) e o enterro está marcado para as 17h.

Isis já chegou em sua cidade natal para ficar com os seus familiares.

Rubens era casado com a bióloga Rosalba Nable. O casal teve somente uma filha, Isis. Além da atriz, ele deixa o neto Rael, filho de Isis com André Resende.

Infarto pode ocorrer em qualquer idade; entenda os motivos

O infarto é causado pela obstrução de alguma artéria do coração. Em ambas as doenças, coágulos podem contribuir para a interrupção do fluxo sanguíneo e funcionamento normal dos órgãos mas, no infarto, o maior causador das obstruções é o acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias.

É muito  importante estar alerta para a incidência das principais doenças que causam morte no Brasil e no mundo. Dentre elas, destacam-se o infarto do miocárdio (IAM) e o acidente vascular cerebral (AVC), que juntas, matam cerca de 110 mil pessoas por ano no País. Apesar de serem mais frequentes com o avançar da idade, podem afetar qualquer pessoa e em qualquer lugar.

De acordo com a Dra. Sheila Martins, Presidente da Rede Brasil AVC, o Infarto e o AVC acontecem em jovens por um conjunto de fatores, como hábitos de vida nocivos, histórico familiar e doenças crônicas. “O tabagismo, sedentarismo, má alimentação, ansiedade e estresse são alguns dos elementos que aumentam a suscetibilidade. A hipercolesterolemia – colesterol ruim elevado – e doenças crônicas, como o diabetes tipo 2 e hipertensão arterial, tornam o risco ainda maior”.