Manaus | 23 de julho de 2026 | 06:45:26

 Ozempic reduz riscos de intoxicação por álcool e overdose de opioides

De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica *Addiction*, o medicamento pode reduzir em até 50% o risco de intoxicação por álcool em pessoas que sofrem de transtorno por uso de álcool (TUA). Além disso, os análogos do hormônio GLP-1, do qual a semaglutida faz parte, também foram associados a uma redução de 40% nas overdoses de opioides em pacientes com transtorno de uso de opioides.

O impacto do GLP-1 na saúde mental e dependência química

A semaglutida e outros análogos do hormônio GLP-1, como Wegovy e Saxenda, ganharam destaque no campo médico principalmente pelo seu efeito no controle da glicemia em pacientes com diabetes e, mais recentemente, na redução de peso. No entanto, os novos resultados sugerem que esses medicamentos podem ir além do tratamento de doenças metabólicas e exercer um papel significativo na redução de comportamentos de risco associados a dependências químicas.

Os pesquisadores observaram que o GLP-1 atua em áreas do cérebro relacionadas ao controle da ingestão de alimentos e ao sistema de recompensa, o que pode explicar seu efeito em transtornos ligados ao consumo excessivo de álcool e drogas. Esse hormônio parece interferir no desejo compulsivo de consumir substâncias, oferecendo uma nova abordagem para pacientes com essas condições.

Um novo caminho para o tratamento de dependências

O transtorno por uso de álcool (TUA) afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e os tratamentos atuais, muitas vezes, não são suficientemente eficazes. A descoberta de que o Ozempic e seus similares podem cortar pela metade o risco de intoxicação por álcool é uma notícia promissora para pacientes que buscam alternativas ao tratamento tradicional.

De maneira semelhante, o transtorno de uso de opioides, que continua a ser um grave problema de saúde pública, especialmente nos Estados Unidos, pode agora ter um novo aliado terapêutico. Com a redução de 40% na taxa de overdose entre os que fazem uso de análogos do GLP-1, há esperança de que esses medicamentos possam ser integrados aos protocolos de tratamento para esse tipo de dependência.

Esse estudo abre uma nova perspectiva para a pesquisa de medicamentos que tratam múltiplas condições ao mesmo tempo, especialmente doenças metabólicas e transtornos de dependência química. A descoberta de que análogos do GLP-1 têm potencial para ajudar no tratamento de dependências é um avanço significativo para a medicina, com a possibilidade de melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas.

Agora, os cientistas esperam que novas pesquisas ampliem esses achados, testando mais profundamente os mecanismos por trás dessa atuação e verificando a eficácia dos medicamentos em populações maiores e mais diversas. Enquanto isso, o Ozempic continua a mostrar que seu potencial vai além do tratamento do diabetes, abrindo portas para uma nova era de medicamentos multifuncionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens