Manaus | 4 de junho de 2026 | 16:45:36

OEA não reconhece vitória de Maduro na Venezuela

A Organização dos Estados Americanos (OEA) declarou nesta terça-feira (30) que não reconhece o resultado das eleições anunciado pela Justiça Eleitoral venezuelana, que indicam a vitória do presidente Nicolás Maduro.

Em um relatório elaborado por observadores que acompanharam o pleito realizado no domingo (28), a OEA aponta indícios de manipulação dos resultados pelo governo Maduro.

Um dos principais fatores, conforme o documento, foi a demora na divulgação dos resultados, apesar do uso de urnas eletrônicas no país. O texto também menciona relatos de “ilegalidades, irregularidades e práticas inadequadas”.

O relatório concluiu que o Centro Nacional Eleitoral (CNE), principal autoridade eleitoral da Venezuela e comandado por um aliado do governo, proclamou Maduro vencedor sem fornecer dados que comprovem o resultado e destacou que os únicos números divulgados oficialmente revelam “erros aritméticos”.

O documento da OEA ainda afirmou que o regime venezuelano utilizou “seu esquema repressivo” para “distorcer completamente o resultado eleitoral”.

“Durante todo o processo eleitoral, observamos a aplicação pelo regime venezuelano do seu esquema repressivo, complementado por ações destinadas a distorcer completamente o resultado eleitoral, permitindo manipulações aberrantes”, conclui o relatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens