O Amazonas foi pego de surpresa nesta quarta-feira (04) pelo jornal O Globo, que traz a reportagem sobre a proposta do governo Federal em criar uma zona franca na cidade de Marajó, no Estado do Pará.

De acordo com o jornal, a proposta vem sendo discutida há alguns meses entre o presidente Bolsonaro e o governador do Pará, Hélder Barbalho, que pretendem atrair investimentos do setor privado para a cidade de Marajó.

Segundo O Globo, Bolsonaro já pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, um estudo com propostas de incentivos fiscais semelhantes à da ZFM para ser implantado no Pará.

A notícia pegou de surpresa os empresários, políticos e economistas do Amazonas, que desde o ano passado vem lutando contra o governo Federal para preservar os incentivos fiscais da ZFM na reforma tributária.

Enquanto o ministro Paulo Guedes dá sinais que o modelo ZFM será duramente impactado com as mudanças tributárias planejadas pelo governo, o presidente Bolsonaro promete levar os incentivos da zona franca para o Pará.