Até o dia 12 de maio os bares que participam do evento criam uma porção de petisco para concorrer ao concurso, que é servida aos clientes.

Até o dia 12 de maio acontece em 21 cidades do país o concurso “Comida di Buteco”, que tem como objetivo valorizar a cultura de botecos e cozinha de raiz.

No período, os participantes do evento criam uma porção de petisco para concorrer ao concurso, que é servida aos clientes. A novidade dessa edição é que os petiscos participantes, em todo o Brasil, terão preço fixo de 20 reais em comemoração aos 20 anos do concurso.

Para avaliar as porções, o público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, após avaliar quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e, o dos jurados, 50%.

Sobre o evento

O evento, criado em 2000 na cidade de Belo Horizonte, elege também, desde 2016, o “Melhor Buteco do Brasil”. Nessa segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas quatro categorias. Cada campeão recebe três jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). A partir dessa avaliação é eleito o melhor boteco, que será conhecido e premiado no mês de Julho.

Os estabelecimentos selecionados para participar do evento têm algumas características em comum: o dono sempre está à frente do negócio, o bar não pertence a redes ou franquias e geralmente foi iniciado na própria casa do proprietário. Além disso, o pequeno comércio tem a identidade de seu proprietário e costuma empregar outras pessoas da família do dono.

Outras cidades

Na região Sudeste, o “Comida Di Buteco” é realizado em cinco cidades de Minas Gerais (Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândiae Poços de Caldas), além da região do Vale do Aço(Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano), também no estado. Em São Paulo, é realizado na capital, Campinas, Jaguariúna, Ribeirão Pretoe São José do Rio Preto. No Rio de Janeiro, é realizado na capitale Baixada Fluminense

Já na região Nordeste o concurso realizado em Salvadore Lauro de Freitas, na Bahia; em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco; e em Fortaleza, no Ceará.

Na região Norte o evento acontece em Manaus, no Amazonas, e Beléme Ananindeua, no Pará.

No Sul do país, o “Comida Di Buteco” acontece em Florianópolis, em Santa Catarina; Curitiba, no Paraná, e em Porto Alegree Canoas, no Rio Grande do Sul.

Na região Centro-Oeste, acontece em Brasília, Guará, Águas Claras e Taguatinga, no Distrito Federal, e Goiânia e Aparecida de Goiânia, em Goiás.

Foto: Espetus do Manu / Manaus

Para ver outros botecos e petiscos participantes, visite o site do evento.

Fonte: Exame, Comida di Buteco