Manaus | 8 de agosto de 2026 | 00:55:26

Morre Mino Carta, ícone do jornalismo brasileiro, aos 91 anos

Morreu nesta terça-feira (2), em São Paulo, o jornalista Mino Carta, aos 91 anos. Ele estava internado há duas semanas na UTI do Hospital Sírio-Libanês, enfrentando problemas de saúde que se arrastavam há cerca de um ano.

Nascido em Gênova, Itália, em 1933, Mino emigrou para o Brasil com a família após a Segunda Guerra Mundial. Iniciou sua carreira na revista Quatro Rodas e, aos 27 anos, tornou-se diretor da publicação. Posteriormente, foi o primeiro diretor de redação da revista Veja em 1968 e participou da criação de importantes veículos como IstoÉ (1976), Jornal da Tarde (1966) e CartaCapital (1994), da qual foi fundador e diretor.

Reconhecido por sua postura crítica e independente, Mino Carta se manteve fiel ao jornalismo ético até o fim da vida, usando uma máquina de escrever Olivetti em plena era digital. Seu legado é marcado por coragem, ética e compromisso com a verdade, influenciando gerações de jornalistas e leitores.

Mino deixa uma trajetória que transformou a imprensa brasileira, desafiando o poder e defendendo um jornalismo independente e combativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens