Mais de 5.800 casos de violência contra mulheres foram registrados no estado em 2023, segundo boletim da Fundação de Vigilância em Saúde. O levantamento, divulgado durante o Agosto Lilás, acende um alerta sobre a vulnerabilidade de meninas na faixa etária de 10 a 14 anos. A campanha “Feminicídio Zero” destaca que nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada.
Em 2023, o Amazonas registrou mais de 5.800 casos de violência contra mulheres, de acordo com dados recentes divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP). Um dado alarmante se destaca: meninas entre 10 e 14 anos representam o maior grupo de vítimas. A informação integra o boletim epidemiológico que faz parte das ações da campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, promovida durante o Agosto Lilás, um mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou a importância da campanha como uma ferramenta essencial para trazer à tona a gravidade da violência de gênero no estado. “A campanha Agosto Lilás é uma conscientização pelo fim da violência contra nós, mulheres, e o boletim epidemiológico sobre esse tipo de violência é uma forma de dar visibilidade ao tema, divulgando os dados notificados à saúde”, afirma Tatyana.
Os números reforçam a urgência de políticas públicas voltadas para a proteção de meninas e mulheres, além da necessidade de intensificação de campanhas educativas que previnam e combatam a violência de gênero em todas as suas formas. O cenário evidencia que, mesmo com avanços legislativos e campanhas de conscientização, a violência contra a mulher continua a ser uma grave realidade no Amazonas, especialmente entre as mais jovens.










