As inscrições para o Sisu, Sistema de Seleção Unificada, começam nesta terça-feira (22) e vão até sexta, dia 25. O resultado será divulgado no dia 28. E a matrícula de quem for selecionado deve ser feita a partir de 30 de janeiro até o dia 4 de fevereiro.
No momento da inscrição é possível escolher até duas opções de cursos. A lista das vagas pode ser consultada no site do programa.A principal novidade este ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, quem era selecionado para o segundo curso, mas queria tentar uma vaga no primeiro, podia participar da lista.Em 2019, só poderá entrar na lista de espera quem não for selecionado na chamada regular em nenhuma das opções, e o prazo para manifestar interesse vai do próximo dia 28 até o dia 4 de fevereiro. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

Pelo Sisu, os estudantes usam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em instituições públicas. Nesta edição, são mais de 235 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país.