Em uma conquista histórica para a região, a pesquisadora amazonense Márcia Kambeba tornou-se a primeira mulher indígena a obter o título de doutora em Letras na Amazônia. A defesa de sua tese ocorreu no dia 19 de dezembro, no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde apresentou sua pesquisa inovadora intitulada “Os Omágua/Kambeba: Narrativas, Dispositivo Colonial e Territorialidades na Pan-Amazônia Contemporânea”.
Natural do Alto Solimões, no Amazonas, e residente no Pará há 13 anos, Márcia tem se dedicado à literatura e à valorização das vozes indígenas. Com uma carreira literária impressionante, ela já publicou 11 livros, muitos deles com temática voltada para a realidade e as tradições indígenas, contribuindo significativamente para a cultura local e nacional.
Sua tese foi recomendada para publicação, o que não apenas representa um marco pessoal, mas também abre portas para que mais vozes indígenas sejam ouvidas e respeitadas dentro da academia. A trajetória de Márcia Kambeba é um exemplo inspirador de perseverança e dedicação à educação, mostrando que é possível romper barreiras e construir um futuro mais inclusivo para todos.
Márcia Kambeba: A primeira mulher indígena doutora em Letras na Amazônia
- Pesquisadora amazonense conquista título na UFPA e se destaca com 11 livros publicados, ampliando a representação indígena na academia
Redação
Desde 2018, nossa redação carrega o compromisso de fazer jornalismo com propósito. Liderados por Érika Passos, seguimos atentos às transformações do mundo, tratando cada notícia com responsabilidade, profundidade e respeito ao leitor. Mais do que informar, buscamos despertar consciências e contribuir para uma sociedade mais crítica e consciente.
Relacionados


Protestos contra o governo da Albânia provocam confrontos e incêndios em Tirana
19 de outubro de 2026

Seu local de votação em Manaus pode ter mudado; confira antes de sair
19 de outubro de 2026

MARIA DO CARMO E FLÁVIO BOLSONARO CONVOCAM APOIADORES PARA EVENTO NA PONTA NEGRA
19 de outubro de 2026

Lula cobra aprovação da PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério
19 de outubro de 2026

Na Band, Flávio promete recuperar territórios dominados pelo tráfico
19 de outubro de 2026
Mais lidas da semana
1Tragédia no Espírito Santo: pai é preso após flagrar filho com a companheira e caso terminar em duas mortes- 2Maria do Carmo cobra Lula, Omar e artistas por silêncio diante da fumaça no Amazonas
- 3Mulher é encontrada sem vida na Bahia após relatar ameaças de morte
- 4Namorada de Orlan Cavalcante sobrevive a grave acidente em Alagoinhas e diz que é um milagre
- 5Preso tenta fugir escondido em saco funerário e acaba cremado por engano
Espaço Publicitário