Manaus | 4 de junho de 2026 | 07:30:39

Manaus ganha novo CAIC TEA; Roberto Cidade destaca avanço nas políticas de inclusão no Amazonas

Foto: Herick Pereira

A capital amazonense passou a contar, nesta segunda-feira (23/03), com uma nova unidade de saúde especializada no atendimento a crianças neurodivergentes: o CAIC TEA Dr. Afrânio Soares. A inauguração da unidade, localizada no bairro Parque 10, zona Centro-Sul, contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), e do governador Wilson Lima.

Pai atípico e com uma trajetória de defesa da causa autista no Legislativo, Roberto Cidade destacou que a entrega do centro representa um avanço concreto na rede de proteção social do estado. “Quem entende as dificuldades e sofre para conseguir apoio, sabe a importância de obras como essas. Esse CAIC representa esperança para as nossas crianças e suas famílias”, afirmou o parlamentar.

Atendimento Especializado e Multidisciplinar

O novo CAIC TEA é a terceira unidade do tipo entregue pelo Governo do Estado e foca no atendimento de crianças de até 11 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A estrutura foi planejada para oferecer suporte completo, contando com:

12 consultórios para equipe multiprofissional;

Sala multissensorial e jardim sensorial;

Ambiente molhado voltado à estimulação sensorial específica.

Para a funcionária pública Karla Feitosa, mãe de Davi Pedro, de 9 anos, a unidade traz alívio. “Fico feliz e esperançosa de ver esse espaço. Aqui ele vai ter profissionais qualificados e terapias adequadas para se desenvolver e ter melhor qualidade de vida”, relatou.

Protagonismo do Legislativo

Durante a solenidade, o governador Wilson Lima reconheceu o trabalho de Roberto Cidade à frente da Aleam, mencionando o Centro de Inclusão Sensorial Hamilton Cidade, iniciativa do deputado que oferece suporte aos servidores e, em breve, será aberto à sociedade.

“Parabenizo o presidente Roberto Cidade pelo trabalho na Aleam. Assim como no Legislativo, os CAICs TEA não são apenas obras, mas uma política de governo para garantir uma sociedade mais inclusiva”, pontuou o governador.

Expansão da rede

O cronograma de assistência ao autismo no Amazonas deve ganhar novos capítulos em abril, com o lançamento do CAIC TEA Juventude, voltado para adolescentes de 12 a 18 anos. Além disso, o planejamento para 2026 prevê estratégias para incentivar o ingresso de pessoas com TEA no mercado de trabalho, visando garantir autonomia em todas as fases da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens