Quando se pensa em saúde e em bem-estar dificilmente associa-os à saúde bucal. Lembramos dos exames de rotina, das atividades de lazer e até da alimentação, mas acabamos deixando de lado o cuidado com os dentes. Entretanto, a odontologia tem um papel fundamental que influencia diretamente no seu cotidiano. Pensando nisso, A Repórter, que está sempre em busca da melhor informação para você, convidou o dentista Ithalo Lessa Eberle para explicar como um tratamento dentário pode melhorar – e muito – a sua qualidade de vida.

  • Dr. Ithalo, qual a importância da prevenção na saúde bucal?

A odontologia hoje adotou a prevenção como prioridade com o objetivo de conscientizar as pessoas através das mudanças de hábitos, mostrando a importância da higiene e cuidados profissionais rotineiros e de NÃO deixar os problemas acontecerem, ou caso aconteçam, resolver o mais rápido possível e não fugir deles, pois como regra, sempre irão piorar. O maior impacto disso tem sido as novas gerações com menor incidência de perdas dentárias, menor índice de uso de próteses e principalmente, menos gastos ao longo da vida com o idas ao dentista para realização de procedimentos mais invasivos.

  • Qual deve ser a periodicidade de um paciente em um consultório odontológico?

A periodicidade normalmente costuma ser de 6 em 6 meses, e por mais higiênico que o paciente seja, após esse período, já corre risco de estar com um problema em atividade sem o devido cuidado. Ainda existem casos onde o paciente tem maior predisposição a doenças periodontais, ou dieta rica em açúcar, higienização precária, então para estes, eu gosto de sugerir que retorne para um check-up de 3 em 3 meses, prevenir sempre será melhor que remediar

  • Qual a relação do bem estar com a saúde bucal?

O bem estar tem relação direta com um sorriso saudável, limpo, bonito, e um bom exemplo disso são as doenças gengivais ou da polpa dentária (nervo) que podem afetar qualquer parte do corpo tendo acesso à ele através desses locais tão permeáveis. Algumas doenças como diabetes ou pressão alta, podem ser agravadas se a saúde bucal estiver prejudicada e isso é apenas um exemplo. Outra parte muito importante é a própria auto estima, segurança em dar um sorriso pode alterar diretamente na saúde psicológica do indivíduo. Sorrir diminui ansiedade, depressão dentre outras condições desfavoráveis do cérebro! Então imagine alguém que não sorri por pura insatisfação com os dentes! Terá maiores dificuldades em contornar tais situações, importante salientar que é rotineiro encontrar pacientes inseguros em dar um belo sorriso. Temos que mudar isso!

  • Como praticar uma saúde bucal correta?

A saúde bucal correta é simples e requer apenas a total compreensão de todos os males que você está afastando de si ao praticar os seguintes hábitos: uso do fio dental  no MÍNIMO uma vez ao dia,  todos os dentes, envolvendo eles com o fio, e fazer o movimento de polir o dente e repetir o mesmo movimento no dente vizinho!

Escovação com escova MACIA! Com os movimentos corretos, para que alcance o máximo possível de regiões e uso de enxaguante bucal sem álcool. Além de tudo isso, não ignorar a avaliação criteriosa do profissional a cada 6 meses. (obs: o uso do fio é indicado após todas as refeições, mas visto que muitos pacientes sequer usam da maneira correta, seria interessante buscar orientação com o profissional e fazê-lo da maneira perfeita ao menos uma vez ao dia e após ter o hábito instalado, aumentar para 2, 3 ou mais vezes ao dia).

  • Existe alguma indicação do que evitar para manter a saúde bucal?

Devemos evitar alimentos ricos em açúcar ou ácidos, sem que haja os devidos cuidados após sua ingestão. No caso dos ácidos, um bochecho com água e 30 minutos para neutralizar o PH bucal e uma escovação após este período, e para alimentos açucarados, uma boa higienização, principalmente nos espaços mais difíceis de limpar.

  • Quais dicas essenciais você pode nos enumerar para seguir no dia-a-dia?

Dicas essenciais:

-Procure aprender a usar fio dental da maneira correta, mesmo que ache que faz, provavelmente pode melhorar.

-Aprenda o porquê de a escova macia ser a indicada e siga. O importante são as cerdas tocarem todas as áreas.

-Visite seu dentista regularmente, sem pena. Você não está gastando. Está evitando de gastar valores maiores e ter que resolver problemas maiores.

Italho Lessa Eberle é cirurgião dentista em Manaus, atuante na área ortodôntica, estética, próteses, facetas, canal, entre outros, e garante um tratamento sem dores e sem traumas. Para mais informações é só entrar em contato através do WhatsApp no número (92) 9290-7677

Ou siga o Instagram através do link e fique atualizado sobre dicas voltadas para a saúde bucal:

https://instagram.com/dr.ithalolessaeberle?utm_source=ig_profile_share&igshid=fpeqovewj2ik