“Tbt” é uma abreviação para a expressão em inglês “throwback thursday”. “Throwback” quer dizer “regresso”, e “Thursday” é a palavra em inglês para “quinta-feira”. “Tbt” significa, portanto, “quinta-feira do regresso” ou, em tradução livre, “quinta-feira da nostalgia”.

Nas redes sociais, especialmente no Instagram, a sigla, em geral convertida em hasht costuma ser incluída em legendas para fotos antigas que os usuários publicam às quintas-feiras.

O termo se popularizou, segundo o site Know Your Meme, em um blog norte-americano especializado em tênis, o “Nice Kicks”, que publicava fotos de tênis antigos às quintas, em uma seção específica da página chamada -veja só- Throwback Thursday.

O termo se popularizou, virou hashtag e é visto com frequência na maioria das redes sociais.

Atualmente, só no Instagram, há mais de 400 milhões de ocorrências para “#tbt”.

Um levantamento feito pela SEMrush, empresa de marketing digital, revelou os principais termos que os brasileiros procuraram no Google em 2018 precedidos por “o que é”. Um dos campeões de buscas foi “o que é tbt” , cuja definição foi procurada 183 mil vezes.

Perguntar ao Google “o que é” é uma forma comum de utilizar a ferramenta de buscas para tirar dúvidas ou consultar o significado de determinada palavra ou expressão.