Arepórter
Search
Close this search box.

Goiás é o destino para quem ama mergulhar em água doce

A praia mais próxima de Goiás fica em São Paulo, a 1.300 km dali, mas esse estado do Centro-Oeste fez das águas doces sua praia (e o atrativo natural mais popular do turismo local).

Tem rio de água, naturalmente, quente que emerge a mil metros de profundidade; trilhas que terminam em piscinas naturais de borda infinita; praias às margens de um rio que cresce discreto e se agranda até o limite com o vizinho Tocantins; cachoeiras que caem na boca de cavernas; e até rios agitados que rasgam a maior concentração de cavernas da América Latina.

O que não falta nesse roteiro são destinos goianos que têm a água como protagonista, desenhados para famílias, aventureiros e viajantes radicais.

Confira destinos:

Caldas Novas e Rio Quente

No sul de Goiás, a região das Águas Quentes tem mania de grandeza.

É endereço do maior lençol hidrotermal do planeta, vê passar nos fundos de casa o maior rio de águas quentes do mundo; e abriga a maior praia artificial de águas quentes correntes, no maior parque aquático da América do Sul.

A região abriga destinos para o ano todo, faço calor ou frio, como Caldas Novas e Rio Quente.

Chapada dos Veadores

Berço das águas e endereço de uma das maiores biodiversidades do planeta, o Cerrado é conhecido por sua infinidade de rios e cachoeiras.

Uma das novidades por ali a Cachoeira do Label, em São João d’Aliança, a 70 km de Alto Paraíso. São 187 metros de queda, considerada a maior cachoeira de Goiás e a sexta mais alta do Brasil, entre as cachoeiras abertas para visita.

Outra atração imperdível é o Complexo do Prata, um circuito com cerca de 12 cachoeiras catalogadas, ao longo do Rio Prata, a 64 km da zona urbana de Cavalcante.

Mambaí

No extremo nordeste de Goiás, a 357 km de Brasília, o município tem mais de 200 cavernas, suas trilhas em corredores naturais dão acesso a cachoeiras e tem até uma tirolesa a mais de 100 metros que sobrevoa um cânion.

Situada na APA Nascentes do Rio Vermelho, Mambaí ainda é pouco conhecida, inclusive entre os próprios goianos, e tem potencial para o turismo de aventura, com atividades como espeleoturismo, boia cross, tirolesa, rapel, cascading, escalada, trilhas de maior duração e até balançar em uma cachoeira.

Terra Ronca

No extremo nordeste de Goiás, a região é cenário de uma das experiências de aventura mais fascinantes de Goiás.

O destino abriga quase 300 cavernas, localizadas no interior do Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR), como a Terra Ronca, cuja entrada se dá por uma boca de 96 metros de altura e 120 de largura, considerada uma das maiores do Brasil.

Atravessada pelo rio Lapa, essa caverna impressiona pelos salões imponentes de estalactites e estalagmites.

Rio Araguaia

Divisor natural entre o Cerrado, o Pantanal e a vegetação amazônica, o Araguaia tem mais de dois mil quilômetros de extensão. Na temporada de vazão, entre julho e outubro, esse rio é responsável pela formação de praias de águas doce, no oeste de Goiás.

Uma das experiências mais impactantes são os cânions do Araguaia, em Baliza, próximo a Ribeirãozinho, no Mato Grosso.

De julho a outubro, expedições descem 70 quilômetros desse rio, em botes infláveis e pernoite em áreas isoladas das margens do rio.

Relacionados

Últimas postagens

-publicidade-