O senador e candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) afirmou que pretende acabar com a possibilidade de reeleição presidencial caso seja eleito. Durante entrevista à TV Globo, na sexta-feira (16), ele declarou que precisa de apenas um mandato para começar a promover mudanças no país.
“Eu só preciso de um mandato. Eu só quero um mandato para conseguir começar a consertar nosso país de verdade”, afirmou o candidato durante a sabatina conduzida pela jornalista Renata Lo Prete.
Flávio disse que pretende apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para eliminar a possibilidade de um presidente disputar um segundo mandato consecutivo. A proposta também prevê restrições à candidatura de parentes até o terceiro grau para sucedê-lo no cargo.
Sobre a duração do mandato, o senador afirmou que a decisão caberá ao Congresso Nacional. Entre as possibilidades discutidas está a ampliação do período presidencial de quatro para cinco anos.
A mudança, porém, depende da tramitação e aprovação da proposta pelo Legislativo. Até que haja alteração constitucional, permanecem válidas as regras atuais para a reeleição presidencial.
A declaração faz parte das propostas de campanha de Flávio para as eleições de 2026.






