Manaus | 4 de junho de 2026 | 06:10:13

Festival Folclórico do Amazonas abre a Categoria Ouro com casa cheia e emoção no CCPA

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O 67º Festival Folclórico do Amazonas deu início, neste sábado (12/7), à programação da Categoria Ouro, reunindo milhares de pessoas no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), zona Sul da capital. A primeira noite de apresentações teve queima de fogos, arquibancadas lotadas e muita emoção entre os grupos e o público.

Sete grupos folclóricos de três diferentes estilos — cirandas, quadrilhas e danças nacionais — tomaram conta do tablado com coreografias vibrantes, trajes coloridos e muita dedicação. O festival é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e segue até o dia 23 de julho no CCPA. Nos dias 25 e 26 de julho, a festa continua no Sambódromo, com os bois-bumbás de Manaus.

São 67 anos de história neste lugar repleto de memória e tradição. A programação vai até o dia 23, com apresentações em diferentes categorias que disputarão o título de campeões do festival”, afirmou o diretor de eventos da Secretaria, José Luís.

A estrutura do festival inclui apoio em áreas como segurança, saúde e acessibilidade. Um dos destaques é o Espaço PCD, projetado especialmente para receber pessoas com deficiência com conforto, segurança e visibilidade. O acesso é gratuito e não exige documentação no momento da entrada.

Entre os grupos que se apresentaram na abertura estavam a Ciranda Maravilha, Quadrilha Tsunami na Roça, Dança Nacional Café XV de Outubro e Ciranda Imperatriz. Os participantes exaltaram a emoção de retornar ao palco após meses de preparação.

A brincante Karina Rebeca, da Ciranda Imperatriz, também falou sobre a emoção da estreia: “Foram meses de ensaio e muito aprendizado. Agora é a hora de mostrar tudo o que preparamos. Estamos confiantes na conquista do título.”

Já o presidente da Dança Nacional Café XV de Outubro, Wendell Basílio, destacou o papel artístico do grupo: “Nossa dança conta a história do Brasil por meio do café, um fruto que consumimos diariamente, mas pouco conhecemos sua origem e importância. Estar neste palco é uma honra.”

Confira a programação de hoje (domingo, 13/7):

A partir das 19h, sobem ao palco no CCPA: Ciranda do Binha, Quadrilha Alternativa Show Funk na Roça, Ciranda da Visconde, Quadrilha Alternativa Guardiões das Estrelas, Ciranda Rosas de Ouro, Quadrilha Alternativa Furacão Mistura de Ritmos, Ciranda Princesinha da Vila, e Dança Internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens