Manaus | 4 de junho de 2026 | 08:32:54

Festa para todos: Lançamento do 59º Festival de Parintins terá espaço exclusivo para PcDs; saiba como se inscrever

foto divulgação

A contagem regressiva para o 59º Festival de Parintins já começou e, desta vez, a inclusão será protagonista na Arena do Bumbódromo. O Governo do Amazonas anunciou a abertura de inscrições para o Espaço Acessível, uma área estratégica reservada para pessoas com deficiência (PcDs) acompanharem de perto o lançamento oficial da festa dos bumbás Caprichoso e Garantido.

Ao todo, serão ofertadas 60 vagas (30 para PcDs e 30 para acompanhantes), divididas igualmente entre moradores de Parintins e visitantes de outros estados. As inscrições abrem na próxima segunda-feira (9), às 9h, e devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD).

Estrutura de Primeiro Mundo

Localizado em um ponto privilegiado no centro do Bumbódromo, em frente aos camarotes, o espaço não oferece apenas uma visão privilegiada, mas dignidade. A estrutura contará com:

Rampas de acesso e intérpretes de Libras em telas de apoio;

Recursos de audiodescrição para deficientes visuais;

Equipe multiprofissional de suporte durante todo o evento.

Fique atento aos prazos e regras

O período de cadastro vai até a sexta-feira (13), mas as vagas costumam esgotar rápido, seguindo a ordem de solicitação. O resultado final será divulgado no dia 16 de março.

Importante: De acordo com a Portaria nº 03/2025 da Comarca de Parintins, crianças menores de seis anos não podem entrar no evento, mesmo acompanhadas. Para os demais, é necessário anexar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e o laudo médico ou carteira de identificação PcD (CiPcD/Ciptea).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens