O comediante Fábio Porchat gerou repercussão nas redes sociais após analisar o atual cenário político brasileiro durante participação em um podcast. Conhecido por suas opiniões ácidas, Porchat respondeu a cobranças sobre por que não critica o PT com a mesma intensidade que criticava governos anteriores, afirmando que já o fez, mas que o contexto atual é diferente.
Segundo o humorista, o Brasil vive hoje uma sensação equivocada de normalidade. Ele argumenta que o país saiu de um período de ameaça direta às instituições e tentativa de golpe de Estado para um cenário onde a corrupção voltou a ser a pauta central. Para ele, essa mudança gera um “alívio” perigoso na sociedade, que acaba aceitando desvios éticos por não representarem, em tese, um risco de ruptura democrática.
Instituições “podres”
Durante a entrevista, Porchat não poupou críticas aos pilares do poder em Brasília. Embora tenha admitido que existam “bons nomes” no Congresso Nacional, ele classificou as instituições como um todo, incluindo o Senado e o Supremo Tribunal Federal (STF), como “podres”.
O comediante também alertou para uma estratégia política que, segundo ele, beneficia os governantes: a ideia de que “todos são iguais”. Para Porchat, quando a população acredita que toda a classe política é corrupta ou ineficiente, os problemas graves acabam sendo banalizados, o que facilita a aceitação de situações irregulares e a manutenção do status quo.
Veja o vídeo clicando AQUI







