Manaus | 4 de junho de 2026 | 06:26:45

Elan Alencar quebra o silêncio após cassação e anuncia recurso: “Fui penalizado por um erro que não cometi”

foto divulgação

Manaus (10/07/2025) Após ter o mandato cassado por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o vereador Elan Alencar (DC) concederá na noite desta quarta-feira (10) sua primeira entrevista exclusiva ao vivo desde a decisão judicial. O encontro acontecerá no podcast “Conversa de Redação”, transmitido pelo Portal A Repórter, sob o comando da jornalista Érika Passos, em parceria com o site Amazon Pix, do jornalista Paulo Apurinã.

A cassação de Elan foi motivada por fraude à cota de gênero nas eleições de 2024. O TRE entendeu que o partido Democracia Cristã (DC) tentou burlar a exigência de 30% de candidaturas femininas ao registrar uma mulher inelegível e, posteriormente, alterar o gênero de um candidato masculino no sistema da Justiça Eleitoral.

A decisão anulou todos os votos da sigla e, consequentemente, tirou Elan do cargo. Ele, no entanto, afirma ser vítima de uma falha do partido e já anunciou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Fui penalizado por um erro que não cometi. Nunca compactuei com fraude. Me elegeram com votos limpos, com apoio popular. E agora tentam me tirar pelo tapetão”, disse Elan em prévia divulgada nas redes sociais do portal.

Durante o podcast, Érika Passos e Paulo Apurinã devem abordar pontos centrais do processo, os bastidores da articulação partidária e o futuro político de Elan Alencar. O vereador também deve comentar sobre os rumores de bastidores envolvendo adversários políticos e sua permanência ou não na disputa municipal de 2026.

🔴 Transmissão ao vivo

A entrevista será transmitida ao vivo hoje, às 19h, pelos perfis oficiais do Portal A Repórter (@areporteroficial) e do Amazon Pix, além do canal de YouTube do podcast Conversa de Redação.

Entenda o caso:
• O DC registrou uma candidatura feminina indeferida por inelegibilidade.
• Posteriormente, alterou o gênero de um candidato homem para “feminino” no sistema, para atingir o percentual exigido por lei.
• Com a correção, o partido ficou com apenas 28,57% de candidaturas femininas, configurando a fraude.
• A Justiça anulou todos os votos da legenda e cassou o mandato de Elan.
• O parlamentar afirma que não participou da articulação e está recorrendo da decisão.

A repercussão da entrevista deve movimentar o cenário político da capital, às vésperas do início oficial da campanha eleitoral. Elan promete revelar detalhes inéditos da crise dentro do partido e reagir à movimentação de adversários que, segundo ele, “jogam sujo nos bastidores”.

“Hoje à noite o povo vai ouvir minha versão dos fatos. Não nasci pra fugir da luta”, antecipou o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens