Manaus | 1 de agosto de 2026 | 14:13:54

Confira a primeira pesquisa a medir a força de Gusttavo Lima na disputa pela presidência

Os dados da pesquisa mostram um candidato ainda patinando em patamares baixos. Gusttavo Lima foi apresentado aos eleitores em dois cenários, ficando com 1,3% no primeiro, numericamente na sétima posição, e com 4,3% no segundo, no qual alcançou a sexta colocação numérica.

O primeiro cenário traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como um dos postulantes. Ele somou 33,2%, contra 42,5% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera a pesquisa. Em seguida, vêm Pablo Marçal (PRTB), com 6,9%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 2,9%; a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), com 2,1%; o ex-juiz e senador Sergio Moro (União), com 1,4%; Gusttavo Lima, com 1,3%; e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, com 0,9%.

Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico, no limite e estatisticamente improvável, entre Marçal e Caiado. O governador de Goiás também está tecnicamente empatado com todos os nomes que surgem na sequência, de Tebet a Marina Silva. Os eleitores que declararam a intenção de votar em branco ou nulo correspondem a 8,8% da amostra.

O segundo cenário apresentado pela AtlasIntel troca o nome de Tarcísio pelo do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se encontra inelegível por conta de duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nele, Lula também aparece em primeiro, com 41,2%, seguido por Eduardo, com 23,5%.

O panorama é mais favorável a Gusttavo Lima nesse caso, e o sertanejo aparece em um quádruplo empate técnico na terceira posição. Estão juntos Marçal (7,9%), Caiado (6,2%), Moro (4,6%) e o cantor (4,3%). Caiado, Moro e Gusttavo também surgem tecnicamente empatados com Tebet (2,4%), enquanto Marina Silva (2%) só não se encontra na mesma condição em relação ao governador de Goiás. Neste cenário, são 7,9% os que pretendem votar branco ou nulo.

Gusttavo Lima é muito próximo de Caiado, testado como possível adversário no levantamento. O sertanejo também já declarou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao ex-coach Pablo Marçal durante sua campanha à Prefeitura de São Paulo em 2024.

“Chega dessa história de direita e de esquerda. Não é sobre isso, é sobre fazer um gesto para o país, no sentido de colocar o meu conhecimento em benefício de um projeto para unir a população”, disse Gusttavo Lima ao Metrópoles quando anunciou o plano de entrar na política.

No momento, o cantor não está filiado a nenhum partido político. No entanto, pelo menos três siglas já admitem abertamente o desejo de contar com ele nos quadros: além de União Brasil e PP, detentores de estruturas e fundos partidários robustos, o pequeno PRTB — tendo como carta na manga justamente o influenciador Pablo Marçal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens