“Toda a nossa comida ficou molhada, não sabíamos para onde ir com as crianças. Não temos nada”, disse Mimi Manuel, uma mãe de quatro filhos que perdeu a casa e estava sentada no chão.“
O número de mortos após a passagem do ciclone Idai na África já passa de 700. Moçambique notificou mais mortes neste último fim de semana. As inundações mataram pelo menos 732 pessoas e deixaram milhares de pessoas desesperadas por ajuda, muitas em telhados e árvores. As Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para novas enchentes; tempestade atingiu seriamente Moçambique, Zimbábue e Malaui.
Em Moçambique o número de mortos subiu de 242 para 417. A tempestade também matou 259 pessoas no Zimbábue, enquanto no Malaui 56 pessoas morreram em fortes chuvas antes do ciclone.
Nos três países, os sobreviventes estão cavando escombros para procurar vítimas e buscando por abrigo, comida e água, enquanto governos e agências de ajuda correm para ajudar.
A catástrofe pode ser ainda maior se a ajuda humanitária não agir rápido, por isso, pessoas em todo o mundo todo estão sendo mobilizadas para socorrer as vitimas desabrigadas que agora passam fome por falta de alimentos, todos foram inundados. Instituições nacionais e internacionais estão angariando fundos para enviar donativos aos desabrigados e feridos.
Uma delas é a Médicos do Mundo (Médicos Del Mundo), dirigida pelo médico Fernando Vasco Marques que nesta sexta-feira, 22, pediu apoio das instituições filantrópicas do Amazonas, entre elas, o Instituto Yeda Cruz, Associação de Farmácia Clínica do Estado do Amazonas (AFCEAM) e Fundação Bom Samaritano, para ajudar as vítimas do ciclone.
Os interessados em ajudar podem e devem conferir os sites aqui relacionados e confirmar a doação entrando em contato com os responsáveis.
Abaixo a agência e número da conta para quem puder ajudar:
A conta de emergência é:
IBAN PT50 0035 0551 00007722130 32
Podem obter mais informações em www.medicosdomundo.pt
Presidente da Direcção Fernando Vasco Marques
Avenida de Ceuta (Sul), Lote 4 – Loja 1, 1300-125 Lisboa– tel.+351 21 361 95 20 – fax.+351 21 361 95 29 – tlm. +351 917624730 Skype bijago1
Website: www.medicosdomundo.pt Facebook: https://www.facebook.com/medicosdomundo