A morte trágica do menino Benício Xavier de Freitas, de apenas 6 anos, no Hospital Santa Júlia, em Manaus, chocou o país e ganhou novos contornos com a divulgação de supostas conversas que mostram o desespero da médica responsável. Benício foi vítima de um erro médico que resultou em seis paradas cardíacas e seu óbito na madrugada de domingo, 23 de novembro de 2025.
Entenda o Caso
Benício deu entrada no hospital no sábado (22) apresentando um quadro de laringite. A médica plantonista, Juliana Brasil Santos, prescreveu nebulização com adrenalina. No entanto, a substância foi administrada diretamente na veia da criança, uma dose fatal para essa via de aplicação.
As Conversas Vazadas
Prints de mensagens que circulam intensamente nas redes sociais, e que constam no inquérito policial, mostram o pânico da médica ao perceber a gravidade da situação. Nas imagens, a profissional pede ajuda desesperadamente a colegas, descrevendo a piora do paciente:
“Paciente tá passando mal”
“Ficou todo amarelo”
“Pede pra alguém da uti descer urgente”
“Urgente Dr”
“Me ajudaaaaa”
“Eu que errei na prescrição”
“Paciente rebaixou”
Essas mensagens evidenciam a rápida deterioração do estado de saúde de Benício após a aplicação incorreta do medicamento.
Consequências e Investigações
A médica Juliana Brasil Santos e a técnica de enfermagem envolvida no procedimento foram afastadas de suas funções.
A Polícia Civil do Amazonas está investigando o caso como homicídio doloso eventual, quando se assume o risco de matar.
A médica foi ouvida e obteve um salvo-conduto da Justiça, que a impede de ser presa temporariamente durante a investigação. O Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CREM-AM) também apura a conduta profissional. Os pais de Benício buscam justiça e relataram novos detalhes em depoimentos gravados.











