Nos últimos dias as redes sociais e grupos de whatsapp receberam uma avalanche de notícias e vídeos falsos sobre raptos de crianças em Manaus.

Entre as notícias que mais circularam está a de um carro preto, que percorre os bairros e rapta crianças. O carro, cuja placa e modelo são variados, rapta crianças em frente às escolas ou que estejam sozinhas nas ruas.

De acordo com a delegada Joyce Coelho, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Deapca), trata-se de uma fake news que circulou nas redes sociais e que não tem qualquer veracidade.

Delegada Joyce Coelho

“Não existe carro preto, ou de qualquer outra cor, raptando crianças em Manaus. Isso é uma notícia falsa, usada para criar pânico na população”, alertou a delegada.

Ela explica que os vídeos, fotos e textos compartilhados nas redes sociais são produzidos por pessoas que desejam atrapalhar as investigações realizadas pela Deapca, que está à procura do menino Erlon Gabriel, de dois anos.

A delegada pediu à sociedade que evite compartilhar informações falsas sobre desaparecimento de crianças. Nos casos que realmente houver o sumiço de crianças ou adolescentes, as pessoas podem procurar a Deapca, sem a necessidade de esperar 24 horas.