Arepórter
Search
Close this search box.

Campanha sobre riscos da automedicação para a saúde é realizada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas

Para chamar atenção acerca dos riscos à saúde advindos da prática de automedicação, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realiza, nesta terça (7/5) e quarta-feira (8/5), atividades alusivas ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, que serão desenvolvidas no horário da manhã no Parque Municipal do Idoso, na rua Jorge Baird, 422, bairro Adrianópolis.

A Campanha Sobre Cuidados com os Medicamentos, com o tema “Medicamentos? Só se for com orientação!”, visa difundir orientações sobre a importância de se seguir a prescrição médica, com o uso racional de remédios nos horários e dias indicados.

Para o chefe de Departamento de Vigilância Sanitária da FVS em exercício e farmacêutico de formação, Jackson Alagoas, é fundamental popularizar ações sobre os cuidados com o uso e armazenamento de remédios. “É um problema bastante comum receitar medicamento para vizinho, filho e amigos, sem antes passar por um médico. Isso pode gerar resistência das bactérias ao medicamento e, quando de fato for necessário seu uso, ele pode não ter o efeito esperado. Além disso, muita gente não sabe fazer o descarte correto”, alerta o farmacêutico.

De acordo com a gerente de insumos estratégicos da FVS, Eurenice Neves, os dados da Organização Mundial da Saúde são alarmantes quanto ao uso indevido de fármacos. “As pesquisas recentes trazem três indicadores chamam a atenção. O primeiro deles é que quase 75% dos antibióticos são prescritos inadequadamente. O segundo refere-se ao fato de que cerca de 50% dos pacientes não utilizam os medicamentos corretamente, e o terceiro destaca que quase 10% das internações hospitalares são ocasionadas por reações ao mau uso”, explica.

Entre as atividades a serem realizadas no Parque do Idoso, a programação inclui a aplicação do questionário sobre automedicação, apresentação teatral sobre o uso racional de medicamentos, aferição de glicemia e pressão alta, bioimpedância, atenção farmacêutica, atividades lúdicas e esportivas. Durante a ação, farmacêuticos estarão à disposição do público para orientar sobre o uso de medicamentos contínuos, no horário das 8h às 11h30.

Dia Nacional – O dia 5 de maio é lembrado por ser o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento. A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. A finalidade é apontar a prática do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios utilizados sem orientação.

Relacionados

Últimas postagens

-publicidade-