Cadência, ritmo e tradição emocionam em Ensaio Oficial do Boi Garantido na noite do último sábado em Manaus (27), com histórias de gerações que se renovam pela paixão e Identidade Cultural.

BOI GARANTIDO| Com o tema “A Noite dos Camisas Encarnadas”, o Movimento Amigos do Garantido (MAG), promoveu no último sábado (27/04), mais um Ensaio Oficial do Boi Garantido em Manaus. A grande homenageada, a Batucada, item número três (03), de forma sincronizada, movimentou a grande massa vermelha de torcedores que estiveram no Sambódromo.

Edilson Santana, considerado um dos maiores cantores do norte do Brasil, fez sua estreia no curral do Garantido, emocionando a galera vermelha e branca presente no evento. Seu retorno, fortalece o seleto grupo de cantores da Baixa.

O levantador oficial do Boi Garantido, Sebastião Júnior agitou a noite com toadas antológicas e toadas de 2019, do CD intitulado “Nós, o povo!”, tema que o Boi Garantido defenderá o título de campeão do 54° Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.

A noite foi de muita emoção, enfatizando a paixão e a identidade cultural presente ao longo das gerações. Três batuqueiros representaram este ciclo: Gustavo Andrade (10), batuqueiro mirim em Manaus, com 03 anos de batucada, Francisnaldo Pinheiro, 21 anos de batucada, e Clemilton Pinto que durante anos, comandou a batucada como maestro. Dois outros grandes homenageados foram também, João do Peso e Samuel Benzecry, batuqueiros há 30 anos.

“A essência da Batucada é sua história, que permanece viva quando uma criança renova a esperança e a paixão pela sua cultura, aliada ao conhecimento dos mais experientes, mantém a energia da sustentação rítmica, de forma cadenciada e harmônica”, comenta Francisnaldo Pinheiro, atual maestro da Batucada em Manaus.

A noite foi abrilhantada com a presença dos grupos de dança Garantido show e Ágata de Presidente Figueiredo, e das torcidas Encarnada e Comando Garantido.

Acessibilidade Garantida

Considerado o Boi da inovação, o Boi Garantido, representado pelo MAG, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Seped, montou um espaço com estrutura especial destinado às pessoas com deficiência, além do serviço de intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais, por Rick Pierre.

Alvorada 2019

Muitos torcedores já estão na cidade de Parintins, onde acontecerá, no dia 1°de maio, a “Alvorada do Garantido”,  que deverá levar dezenas de milhares de torcedores às ruas da Ilha Tupinambarana. A Alvorada é uma tradição encarnada, herdada do mestre Lindolfo Monteverde, fundador do Boi Garantido, que marca a abertura da temporada bovina em Parintins. O evento inicia na noite de terça-feira, 30 de maio, com shows musicais e apresentações dos itens oficiais na !Cidade Garantido, seguidas da saída pelas ruas, finalizando ao amanhecer do dia 1° na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira de Parintins. Em 2018, a Alvorada conquistou o Título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas.