Massa desse bolo compacto, com crosta crocante, tem apenas cinco ingredientes.

Brownie é um bolinho compacto de chocolate. Com a crosta crocante e a massa macia, untuosa, quase puxa-puxa, é um dos bolos mais consumidos no mundo. Ícone do receituário americano, ele tem uma diferença básica em relação ao bolo de chocolate comum: não leva fermento. Por isso não cresce.

A fórmula básica tem apenas cinco ingredientes: açúcar, cacau, manteiga, farinha e ovos. Mas a receita também comporta bem ingredientes como nozes, castanhas, frutas frescas e secas, café, uísque, licor, ganache, chips de chocolate, caramelo…

Mas a alma do brownie está mesmo massa, bem macia e com alta concentração de chocolate. Para isso, duas dicas: use o melhor chocolate (seja em barra, chips, pó ou até mesmo cacau) que você puder; e cuidado com a temperatura do forno para o que o bolo não asse demais. O ideal é interromper o cozimento assim que se formar uma casquinha no topo, pois o brownie deve estar úmido por dentro.

Na hora de combinar os ingredientes básicos, há duas técnicas possíveis. Na primeira, mais popular, a manteiga é derretida (em banho-maria ou no microondas) junto com o chocolate. A essa mistura são incorporados os ovos, um por vez, e, depois, os ingredientes secos. O resultado é um brownie bem macio, que lembra um bolo compacto de massa úmida.

Foto reprodução

A segunda opção é bater os ovos com o açúcar até tudo dobrar de tamanho e ficar bem espumoso. Então, entram chocolate e manteiga derretidos e os ingredientes secos. Assim, a massa fica ainda mais molhadinha, mais grudenta.

Ingredientes

250g de chocolate meio amargo

250g de manteiga

200g de açúcar

100g de farinha de trigo

1/2 colher (café) de sal

4 ovos

Preparo

1 – Misture o açúcar, a farinha e o sal. Reserve.

2 – Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria.

3 – Junte os ovos ao chocolate, um por vez.

4 – Misture delicadamente os ingredientes secos à mistura.

5 – Coloque em uma fôrma untada (20 x 28 cm) e asse em forno médio 170ºC até estar firme, aproximadamente 35 minutos. Um truque é apertar o topo do bolo com o indicador e, se ele voltar ao formato original, significa que está pronto.